Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Antecipar a hora de toma da pílula contraceptiva

19.03.10, APF

Boa tarde, hoje vou tirar o dente do siso. Tomo a pilula todos os dias ás 20h, mas hoje ás 19h vou para a dentista e não sei a que horas saio e como depois mal consigo abrir a boaca pensei em tomar a pilulas ás 19h,, antes dir para a dentista. Á algum problema?
Mais uma questão, a última pastilha da embalagem da pilula tomo ás 20h, depois da semana de interrupção, quando inicio novo embalegem de pílulas, se tomar ás 20h a primeira pastilha da caixa há perda de eficácia? Tenho de tomar ás 19:55?, ou seja 5 minutos antes da hora em que tomei a ultima pastilha da ultima embalagem?
Grata antecipadamente.
 

Cara D.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
Perante a situação que descreve não existe qualquer problema em tomar o seu comprimido 1 hora mais cedo do que a hora habitual de toma. No entanto, deverá referir ao seu médico que se encontra a tomar a pílula contraceptiva, a fim de verificar se existe alguma interacção com alguma medicação que lhe possa ser administrada ou prescrita.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez, o facto de tomar mais cedo ou mais tarde do que a hora habitual não interfere com a eficácia contraceptiva da pílula, desde que nunca ultrapasse a margem das 12 horas (tendo em consideração a hora da última toma).
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

6 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    19.03.10

    Boa tarde
    A Equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    A pílula é um método contraceptivo utilizado pela mulher na prevenção de uma gravidez, isto porque a sua forma de acção é inibir as ovulações.
    Actualmente, os métodos contraceptivos que existem para os homens (profissão de padre ou outras) são: o preservativo e a vasectomia.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A Equipa
  • Imagem de perfil

    Caravaggio

    19.03.10

    Eu tenho sempre vergonha de comprar preservativos e peço sempre à minha mulher para comprar na farmácia, mas trás sempre 3 ou 4 tamanhos acima. Ora se eu tenho vergonha o que fará os padres. Não me fale em compra-los em máquinas públicas que esses são feitos na China e vêm sempre furados. Desculpe e obrigado. Nunca mais vou fazer TRAQUINICES.
  • Imagem de perfil

    APF

    19.03.10

    Boa noite
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto e aproveitamos o facto de nos ter voltado a contactar para lhe transmitir algumas informações.
    O preservativo masculino é um invólucro de látex pré-lubrificado ou em poliuretano ultrafino, que vem enrolado e é colocado no pénis erecto antes de qualquer contacto genital, isto porque, mesmo antes da ejaculação existe a produção do líquido pré-ejaculatório que pode já conter espermatozóides.
    O preservativo funciona como que “uma barreira física” que impede os espermatozóides de entrarem na vagina, evitando assim uma gravidez e a transmissão de infecções.
    O preservativo quando utilizado correctamente e de forma regular é muito eficaz. É o único método contraceptivo que para além de proteger de uma gravidez não planeada e desejada, também protege das infecções sexualmente transmissíveis quando uma das pessoas está infectada (e, por vezes, não sabemos), pelo que o preservativo tem um papel fundamental nesta prevenção.
    A fim de utilizar um preservativo com mais segurança é necessário ter alguns cuidados, tais como:
    - o estado de conservação da embalagem;
    - certificação de qualidade;
    prazo de validade;
    - conservação das embalagens dos preservativos em lugares frescos e afastados do sol directo;
    - abrir a embalagem com cuidado (sem utilizar objectos cortantes e evitar que as unhas rompam o preservativo);
    - utilizar o preservativo apenas uma vez;
    - não esquecer de usar sempre preservativos de marca conhecida, isto porque, os preservativos de marcas desconhecidas podem não estar certificados ou aprovados pela Defesa do Consumidor e pelas normas da União Europeia;
    - qualquer medicamento que se aplique no pénis ou na vagina poderá afectar o preservativo, em caso de dúvida fala com o médico.
    Uma leitura do folheto informativo que acompanha a embalagem permite uma eficaz utilização deste método contraceptivo.
    Pode adquirir os preservativos no seu Centro de Saúde – Consulta de Planeamento Familiar, numa Farmácia ou nos supermercados. Também a sua esposa poderá adquiri-los por si, uma vez que a contracepção é uma questão que diz respeito aos dois e de certo que ela já se apercebeu que os preservativos que compram não são os mais indicados para si. Caso ainda não se tenha apercebido, poderá falar com a sua esposa sobre esta questão.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A Equipa


  • Imagem de perfil

    Caravaggio

    19.03.10

    Agradeço toda atenção e paciência que tiveram para me esclarecerem. Muito obrigado.
  • Imagem de perfil

    APF

    20.03.10

    Bom dia
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece novamente o seu contacto e a sua preferência.
    Sempre que necessite não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A Equipa

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.