Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Antecipar a hora de toma da pílula contraceptiva

19.03.10, APF

Boa tarde, hoje vou tirar o dente do siso. Tomo a pilula todos os dias ás 20h, mas hoje ás 19h vou para a dentista e não sei a que horas saio e como depois mal consigo abrir a boaca pensei em tomar a pilulas ás 19h,, antes dir para a dentista. Á algum problema?
Mais uma questão, a última pastilha da embalagem da pilula tomo ás 20h, depois da semana de interrupção, quando inicio novo embalegem de pílulas, se tomar ás 20h a primeira pastilha da caixa há perda de eficácia? Tenho de tomar ás 19:55?, ou seja 5 minutos antes da hora em que tomei a ultima pastilha da ultima embalagem?
Grata antecipadamente.
 

Cara D.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
Perante a situação que descreve não existe qualquer problema em tomar o seu comprimido 1 hora mais cedo do que a hora habitual de toma. No entanto, deverá referir ao seu médico que se encontra a tomar a pílula contraceptiva, a fim de verificar se existe alguma interacção com alguma medicação que lhe possa ser administrada ou prescrita.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez, o facto de tomar mais cedo ou mais tarde do que a hora habitual não interfere com a eficácia contraceptiva da pílula, desde que nunca ultrapasse a margem das 12 horas (tendo em consideração a hora da última toma).
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.