Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Horário de toma da pílula contraceptiva

23.03.10, APF

Boa noite, tomando a ultima pastilha da embalagem de pílulas ás 20H e iniciando a pastilha da nova embalagem, depois da semana de pausa, ás 20h, à perda de eficácia?devia tomar 5 minutos antes da toma da ultima pastilha da ultima embalagem, ou seja, ás 19:55H?ou o efeito mantêm-se?se sim quanto tempo é possível atrasar a toma da pastilha da nova embalagem relativamente á toma da ultima pastilha da ultima embalagem sem perda de eficácia? tenho tomada klacid od 500mg, brufen 600 e benuron. e não me tem correido bem a recuperação da extração do siso. hoje tirei os pontos, dois dias e meio depois da extracção, fiquei com a gengiva um pouco aberta, não a sangrar, mas ainda com uma fenda aberta do corte e tenho andado muito nervosa e ansiosa, mal tenho comido, pois não consigo e tenho dormido pouco também. Isso pode interferir com a vinda da hemorragia de privação?na quinta feira passada, dia 18, tive relações, mas antes do meu companheiro pôr o preservativo penetrou-me durante uns minutos. tinha iniciado novo caixa de pílulas nesse dia ás 20h e terminei a ultima pastilha da ultima embalagem ás 20h.com tudo isto a eficácia é mantida?

 

Obs: sangrei da gengiva durante umas 15h e engoli sangue, hoje veiu-me comida á boca, e voltei a engolir, isso aconteceu já tinha tomado a pilula á muito tempo, mas se tivesse acontecido nas 4h seguintes á sua toma tirava a eficácia, mesmo eu engolindo de novo?? Grata antecipadamente

Cara D.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.

A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez. Assim, se inicia a nova embalagem de pílula no mesmo horário que a embalagem anterior, a eficácia está assegurada isto porque existe um limite de 12 horas tendo em consideração a hora habitual de toma. Os medicamentos que esteve a tomar não interferem com a eficácia contraceptiva da pílula, no entanto não nos é possível prever se vai ou não existir alguma alteração na sua hemorragia de privação. Desde que a pílula seja tomada de forma regular e correcta encontra-se protegida em relação a uma eventual gravidez, mas atenção a utilização do preservativo não está a ser correcta uma vez que deve ser colocado antes de qualquer contacto entre os órgãos genitais. A eficácia da pílula somente fica comprometida se tiver uma situação de vómito, isto porque o que descreve não é uma situação de vómito.

Caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa