Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Menstruação vs hemorragia de privação

23.03.10, APF

Boa tarde. Quando não se usa contraceptivos a ovulação ocorre ao 14º dia, mais ou menos e não à hemorragia com a descida do óvulo, então porquê que quando à falha na pílula e ocorre a ovulação á hemorragia?e essa hemorragia também ocorre se houver falha na toma da pílula na primeira semana da embalagem, ou seja, mesmo tendo ocorrido uma hemorragia(hemorragia de privação) á pouco tempo?

Cara D.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.

Quando uma mulher não utiliza um método contraceptivo hormonal, para calcular os seus ciclos menstruais deverá contar desde o 1º dia da menstruação de um mês até ao dia anterior da menstruação do mês seguinte. Estas contagens de ciclos menstruais devem ser realizadas entre 6 meses a 1 anos, este método contraceptivo natural designa-se como método do calendário. Uma vez feita esta contagem, a mulher fica com o registo de vários ciclos menstruais e para calcular o período fértil tem de subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias). Quando estes resultados estão calculados, o intervalo entre ambos (do menor para o maior) indica o espaço de tempo mais fértil do ciclo menstrual. É neste espaço de tempo que ocorre a ovulação, existindo uma maior probabilidade de acontecer uma gravidez, caso existam relações sexuais sem a utilização de um método contraceptivo. Por exemplo: Imaginemos que o ciclo mais curto da mulher é de 25 dias e o ciclo mais longo é de 31 dias. Então: 25-18 = 7 31-11= 20 Assim, o período fértil desta mulher vai encontra-se entre o 7º dia e o 20º dia do ciclo (contando sempre a partir do 1º dia da menstruação). Mas quando uma mulher toma ou utiliza um método contraceptivo hormonal, o ciclo é diferente – ciclo hormonal artificial. Uma das formas de acção da pílula contraceptiva é inibir a ovulação, logo não existe período fértil. Conforme já lhe foi referido diversas vezes, existem algumas situações que colocam em causa a eficácia da pílula: esquecimentos que ultrapassem as 12 horas, situações de vómito e/ou diarreia que ocorram nas 4 horas após a ingestão do comprimido e a toma de medicação que possa interferir com a eficácia contraceptiva da pílula e vice-versa. Nestas situações, o organismo pode reagir à falha ou redução da eficácia da pílula (dosagem hormonal) e desencadear uma ovulação. Mais uma vez, tal como já lhe foi explicado a menstruação é uma perda de sangue cíclica que resulta da descamação do endométrio (parede que reveste o útero) com uma duração que pode variar entre 2 a 7 dias, enquanto a hemorragia de privação se deve à ausência de hormonas que são administradas diariamente ao organismo. Sugerimos que leia atentamente o folheto informativo da sua pílula e na próxima consulta de ginecologia caso fique com dúvidas, coloque-as ao/à profissional de saúde.

Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.