Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula contraceptivavs ausência de hemorragia de privação

26.03.10, APF

Boa noite.
Tomei a primeira cartela do anticoncepcional  BELARA indicado pela minha médica. Durante esse período tive relação no 17° e 25° dia do ciclo. As preliminares dessas relações foram s/ proteção, mas foi colocada logo em seguida , ou seja, todo o resto da relação teve proteção. Só que durante os 7 dias s/ o anticoncepcional não tive nenhum tipo de sagramento.Isso é normal? Hoje, primeiro dia de atraso, fiz 2 teste de farmácia que deram negativos. Posso confiar? E hoje também é o dia em que devo voltar a tomar a nova cartela do anticoncepcional, tomo ou não tomo?
Obrigada

Cara C.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Durante a toma das primeiras embalagens de pílula o organismo encontra-se numa fase de adaptação à dosagem hormonal que lhe é administrado diariamente através da pílula. Por essa razão, pode ocorrer uma reacção diferente da esperada, dependendo da mulher, o que não implica a diminuição da eficácia contraceptiva. Contudo, se este fenómeno persistir deve consultar o seu médico.
A eficácia contraceptiva da pílula é garantida se a embalagem for iniciada no primeiro ou segundo dia da menstruação, caso contrário deverá utilizar contracepção adicional, nomeadamente o preservativo, durante sete dias consecutivos. A pílula é, de facto, um método contraceptivo muito eficaz se for tomada correctamente, o que implica tomar todos os dias mais ou menos à mesma hora, tendo em atenção vómitos e / ou diarreias nas 3 a 4 horas após a toma e verificando que os medicamentos que toma não fazem interacção com a pílula.
Relativamente à situação que refere, se tomou correctamente a pílula, mesmo que esta não tenha sido iniciada no primeiro ou segundo dia da menstruação, encontra-se protegida pois só ocorreram relações sexuais a partir do 17º dia da embalagem, ou seja, já tomou sete comprimidos consecutivos. Aconselha-se a continuar a pílula de forma habitual.
Finalmente, os testes de gravidez à urina são considerados fiáveis após três semanas da relação sexual considerada desprotegida.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa