Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção medicamentosa

26.03.10, APF

Boa Tarde
Tenho 36 anos, tomo a pílula minigeste e tenho uma filha de 6 anos.
Ultimamente esqueço-me de tomar a pílula e nem sempre levo o tratamento seguido. Dia 13/03/2010 tive o último perído menstrual e dia 22/03/2010foi o último dia que tomei a pílula pois quero engravidar. Paralelamente tenho uma infecção num dente em que fui medicada com Clamavox dt(comecei ontem) durante uma semana pois tenho que extrair o dente. Se tiver relações esta semana que probabilidade haverá de engravidar? Pois concerteza teria de deixar mais tempo depois da última toma da minigeste.

Cara S.,
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e a sua preferência.
Perante a situação que apresenta salientamos duas questões: por um lado diz-nos que ultimamente não estava a tomar a pílula correctamente, ocorrendo esquecimentos na toma desta, o que só por si constituiu um risco face a uma gravidez; por outro lado, a partir do momento em que deixou de tomar a pílula (porque pretende engravidar) deixou de estar protegida do ponto de vista contraceptivo.
O antibiótico que refere interfere com a toma da pílula mas essa é uma questão que já não se coloca porque já deixou a toma da pílula. A mulher pode desencadear uma ovulação desde que deixe de tomar a pílula ou não a use correctamente não interferindo o seu uso anterior na sua fertilidade. Portanto, se tem relações sexuais sem protecção, existem probabilidades de engravidar.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

4 comentários

Comentar post