Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Anel Contraceptivo

27.03.10, APF

Ola Gostaria que me esclarecessem uma duvida em relação ao anel vaginal. Este deve se colocado o mais dentro possível , não se corre o risco depois de não o conseguir retirar? Estou a usa-lo pela primeira vez, até nem é desconfortável e não tenho que estar preocupada se me “esqueço” O que me preocupa sim é não conseguir retira-lo passado os 28 dias. Obrigada

Cara M.

A Equipa Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. O Anel Vaginal é um contraceptivo hormonal que tem a forma de um anel, de textura suave, transparente, flexível, cómodo e discreto, com cerca de cinco centímetros de diâmetro. Este anel está impregnado de hormonas que vão sendo libertadas, de forma regular, para a corrente sanguínea. É colocado na vagina uma vez por mês, a sua colocação é muito fácil, sendo feita pela própria mulher. Os músculos da parede da vagina mantêm o anel vaginal numa posição adequada durante o período de uso. O anel vaginal liberta de forma regular e controlada, através das paredes vaginais para a corrente sanguínea, uma dose diária de hormonas - estrogénio e progestagénio. Estas hormonas são similares às hormonas produzidas pelos ovários e utilizadas, também, nas pílulas contraceptivas orais. Actua, inibindo a ovulação, isto é, impedem que os óvulos se libertem dos ovários e que se dê a fecundação. O anel deve ser introduzido na vagina no 1º dia da menstruação, onde permanece durante 3 semanas. Passado esse tempo, a mulher deve retirá-lo. Segue-se um intervalo de uma semana (7 dias), até ser colocado um novo anel. Durante este intervalo surge uma hemorragia, designada por hemorragia de privação. O anel contraceptivo é fácil de colocar e é eficaz desde que esteja dentro da vagina. Caso sinta o anel, basta empurrá-lo um pouco mais. Tal como é fácil a sua colocação, também é fácil ser retirado. O importante é não sentir dor nem desconforto. Se o anel vaginal sair da vagina basta passá-lo por água fria ou morna (nunca água quente) e tornar a colocá-lo, tendo em atenção que o anel não pode estar mais de 3 horas fora da vagina. Para finalizar, não se esqueça que terá que retirá-lo após 21 dias de utilização, fazendo uma pausa de 7 dias, voltando a colocar um novo ao 8º dia. Leia atentamente o respectivo folheto informativo.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa