Comentário
Ola, chamo-me Rosa tenho 23 anos e eu e o meu marido estamos a planear ter um filho, comsultei a minha medica de familia e esta aconselhou me a fazer alguns exames, para ver se esta tudo ok! E deixar a pilula
Cara Rosa
A equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Quando um casal decide ter um filho é aconselhável que consulte o/a sua médico/a assistente a fim de serem realizados alguns exames e obter informações. Esse é um passo que já foi dado, o outro é por indicação do/a médico/a deixar de utilizar o método contraceptivo que se estava a usar até à data.
Se interrompe a toma de um contraceptivo hormonal, neste caso a pílula, é comum nos primeiros meses ocorrer uma adaptação do organismo. Este, ao retomar o seu ciclo natural, pode fazer com a menstruação surja mais tarde que a data prevista pela mulher, assim como o facto de se observar algumas perdas de sangue (que refere acastanhadas e inconstantes). É uma situação que acontece vulgarmente.
O facto de a sua menstruação estar atrasada, de ter alguns corrimentos e dos testes de gravidez darem o resultados negativos em nada se relaciona com uma situação de (in)fertilidade. Se os testes de gravidez foram realizados 3 semanas após a relação sexual (que possa ter sido de risco) para o teste à urina, e 14 dias para o teste ao sangue, os seus resultados são fidedignos. Se por ventura não passou este período de tempo, será aconselhável realizar outro teste de gravidez.
Relativamente ao facto de estar preocupada com as perdas sanguíneas e de não conseguir falar com a sua médica, poderá dirigir-se ao seu centro de saúde e realizar uma consulta de planeamento familiar e/ou recorrer às urgências.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento das suas questões, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos novamente.
Cumprimentos