Contracepção oral de emergência
Boa noite Sou mãe de um jovem de 15 anos que iniciou a sua vida sexual. No passado dia 19 de Março informou-me que durante a relação sexual com a sua namorada de 14 anos ao retirar o penis o preservativo ficou dentro. Depois de um contacto efectuado por mim com um profissional de saúde aconselhei a namorada a tomar a pilula do dia seguinte.. Ela tomou nas 12 horas seguintes. No dia 27 de março voltou a ter relações sexuais e o preservativo rompeu-se. Será aconselhável que a sua namorada tome novamente a pilula do dia seguinte? Com os meus agradecimentos fico a aguardar uma resposta vossa
Cara M.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. Perante o que descreve é aconselhável a namorada do seu filho e o seu filho irem a uma consulta de atendimento a jovens e/ou de planeamento familiar nos Centros de Saúde ou em Gabinetes de atendimento a Jovens, a fim de a situação ser avaliada com exactidão por um/a profissional de saúde, como também terem algumas informações sobre a colocação correcta do preservativo. Isto porque a contracepção oral de emergência é um medicamento e como tal deve ser sempre acompanhado medicamente, e uma vez que irá fazer a 2ª toma dentro do mesmo ciclo é fundamental esta consulta, isto porque a eficácia da contracepção oral de emergência diminuiu se for tomada mais do que uma vez no mesmo ciclo menstrual. Também é importante verificarem o motivo da falha do preservativo, uma vez que é um excelente método contraceptivo quando utilizado de forma regular e correcta.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa