Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interrupção na toma da pílula contraceptiva

30.03.10, APF

Boa tarde Dr.ª Fátima, Sigo o Consultório de Planeamento Familiar presente nos blogs do Sapo, para além do de Sexologia, os quais acho bastante interessantes e elucidativos. Continuem com o óptimo trabalho! Aqui vai a minha dúvida: tomo a pílula Diane 35 há quase 6 anos (desde Outubro de 2004) e, entretanto, decidi fazer uma pausa no início de Fevereiro. Terminei a embalagem, passado 4 dias tive o período e não comprei nenhuma entretanto. Comecei, desde logo, a ter a pele com borbulhas pequenas, a senti-la mais oleosa... Fui ao ginecologista que aconselhou a tomar mal voltasse a menstruação. Só conversámos sobre o assunto. Acontece que desde então, e estamos a 29 de Março, ainda não veio o período. Não tive qualquer relação sexual (não tenho namorado, de momento), daí não correr risco de gravidez. Sinto a barriga algo inchada e tive, também, uma infecção urinária mal terminou o período. Li já que as pausas das pílulas podem levar a infecções urinárias, pois a menstruação fica algo desregulada - não sei se será verdade se não. Estou um pouco preocupada, pois quero retomar a pílula o quanto antes - não só pois tenho problemas de acne, como queria acertar a vinda da menstruação. Não sei que tipo de informação deva acrescentar... Durante estes quase 6 anos não fiz pausas, sempre fui certinha (1, 2 dias de atrasos na retoma/toma, nada de demais). O que poderá ser? Ando um pouco preocupada com trabalho e situações familiares, mas daí a atrasar mais de 1 mês...? Tenho 25 anos e faço uma alimentação regular, para além de praticar ginástica. Estou a pensar ir ao médico ginecologista no final desta semana, caso a menstruação não regresse. Agradeço, antes de mais, a atenção dispensada. Cumprimentos

Cara R.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e a sua preferência pelos Consultórios do SAPO.

A Dra. Fátima Palma colabora neste consultório como médica ginecologista/obstetra, no entanto este consultório é gerido por uma equipa especializada na área da Saúde Sexual e reprodutiva.

A pílula contraceptiva é um medicamento e como tal deve ser prescrito e acompanhado medicamente, assim somente deverá interromper a sua toma por indicação médica, isto para evitar situações de risco. O facto de ainda não ter tido a sua menstruação é um processo natural, uma vez que interrompeu a toma da pílula e o organismo leva algum tempo a regularizar-se ao voltar ao seu ciclo menstrual natural. É aconselhável que inicie novamente a toma da pílula quando lhe surgir a menstruação, isto é, no 1º dia. Se não ocorreram relações sexuais desprotegidas não existe motivos para estar preocupada em relação a uma eventual gravidez e os sintomas que está a ter são naturais. As infecções urinárias têm várias causas, daí não nos ser possível prever sem uma avaliação médica qual o motivo pelo qual a teve. A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações, estará protegida relativamente a uma gravidez, no entanto não deve existir atrasos no inicio de novas embalagens, assim como atrasos superiores a 12 horas, pois irão colocar em causa a eficácia contraceptiva da pílula e desregular o ciclo hormonal. O estado de ansiedade e preocupação também são factores que podem levar a que a menstruação se atrase, assim converse com o seu médico sobre esta situação. Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

 A Equipa