Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção medicamentosa

30.03.10, APF

Boa tarde, Tomo a pílula harmonet e na semana passada apanhei 5 injecções de penicilina por causa de uma amigdalite (as 2 primeiras não fizeram efeito e ainda fiquei pior). Tenho tomado a pílula na mesma, como é normal, mas queria saber se ao fim de 7 dias, após a última injecção, ela volta a ter a mesma eficácia... Esta ainda é só a 2ª caixa que tomo... que iniciei quando apanhei a 2ª injecção, a semana passada. E li também que medicamentos com paracetamol fazem um efeito qualquer que não consegui perceber... é de ter em atenção?... Agradeço a disponibilidade. Cumprimentos

Cara A.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. Após a última injecção de penincilina, se já tomou consecutivamente 7 comprimidos a eficácia contraceptiva da pílula já se encontra reposta, isto é, a partir do 8º comprimido a eficácia contraceptiva da pílula está assegurada. A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações, estará protegida relativamente a uma gravidez. Em relação aos medicamentos com paracetamol estes não interferem com a eficácia contraceptiva da pílula, mas sim o inverso. É a acção da pílula que reduz a eficácia desses medicamentos, assim como um uso prolongado dos mesmos podem provocar problemas ao nível hepático. No entanto, nada que se tenha que preocupar e sempre que lhe for prescrita medicação refira que se encontra a tomar a pílula contraceptiva.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.