Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula contraceptiva vs ausência de hemorragia

30.03.10, APF

Gostaria de pedir a vossa opinião... Já há uns bons anos que tomo a pilula harmonet... Quando faço a semana de paragem ao final do 5º dia a menstruação aparece. O problema é que este mês ja vou iniciar uma nova caixa mas a menstruação ainda não apareceu....em termos de gravidez tive todos os cuidados e tambem fiz a toma da pilula sempre certa e a horas. A unica mudança na minha vida, foi começar a trabalhar e claro com isso surgiu um pouco mais de stress e menos descanso. Devo começar a tomar a nova caixa sem me aparecer a menstruação? O que me aconselham? Muito obrigada

Bom dia

A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações, estará protegida relativamente a uma gravidez. Em relação á hemorragia de privação existem vários factores que podem provocar algumas alterações, tais como: esquecimentos e/ou atrasos na toma da pílula, estados de ansiedade e/ou stresse, situações de doença e toma de medicamentos, assim como alterações dos hábitos alimentares e/ou dietas. Independentemente de ter ou não a hemorragia de privação, e estando excluída a possibilidade de uma gravidez, deverá iniciar a nova embalagem no dia estipulado. Se está muito ansiosa relativamente a esta questão, assim que tiver oportunidade realize uma consulta de ginecologia.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa