Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Alteração de marca de pílula contraceptiva

30.03.10, APF

Boa tarde Tomo a pilula yasminelle, e tinha o hábito de a tomar as 22h: inicio a um domingo e termino a uma sabádo. Nesta última toma, ao invés de a tomar as 22h, comecei a tomar as 11h da manhã de segunda (não ultrapassando as 12 horas). Tive uma relação sexual desprotegida no sabádo à noite (antes de iniciar a toma da pílua). Nesta toma, passei a tomar sempre as 11 da manhã. Gostaria de saber se esta mudança de horário, mesmo estando dentro das 12 horas, compromete alguma segurança. Tive uma hemorregia ha 5 dias atras. Termonei a toma da pilula no dia 27 e tenho alguns sintomas da vinda de menstruação (dores menstruais, mudança de humor), mas de facto hemorregia de privação costuma aparecer no 3º dia após o último comprimido da pilula, e ainda não apareceu. Estou um pouco preocupada. Agradeço desde já a v disponibilidade

Cara C.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. Perante o que descreve no seu e-mail, a toma do comprimido na 2ª feira ultrapassou o limite das 12 horas, isto porque o seu dia de início da toma da pílula contraceptiva é ao domingo por volta das 22 horas. Nesta situação teria até às 10 horas da manhã para tomar, no caso de pretender alterar o horário deveria ter tomado um comprimido no domingo de manhã, sendo esse o seu dia de início. No caso de alterar o horário ( e como ultrapassa a margem de 12 horas), teria que verificar se nos 3 dias anteriores teve relações sexuais sem a utilização do preservativo e na primeiras 7 tomas da nova embalagem caso ocorresse relações sexuais deveria utilizar em simultâneo o preservativo. A relação sexual que teve comporta algum risco, daí ser aconselhável a realização de um teste de gravidez à urina, 3 semanas após a situação de risco. Poderá consultar o/a seu/sua médico/a assistente e/ou ginecologista a fim de avaliar a situação.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa