Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Toma irregular da pílula contraceptiva

31.03.10, APF

ola gostava que me tira se umas duvidas. eu tomo a pilula minulette á uns 4 anos, e a minha duvida é, quando se esquece de tomar a pilula num dia é normal aparecer o periodo no dia a seguir?ou até mesmo quando tomo para alem da hora que devia tomar a pilula? a mim acontece me muitas vezes, esqueco me do tomar ou entao nao tomo a horas e no dia seguinte, nao é bem o periodo, é um puco de sangue .e nessa semana em que me esqueço de tomar a pilula , quando tenho relaçoes custumo deitar um pouco de sangue, é normal?

Cara C.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

Numa situação de um esquecimento da pílula e/ou atrasos na toma, em algumas mulheres pode acontecer terem perdas de sangue após esta situação. É uma situação natural de acontecer. A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações, estará protegida relativamente a uma gravidez. Se em situações de esquecimento, tiver relações sexuais e não utilizar em simultâneo o preservativo, poderá correr riscos de engravidar. Assim, nestas situações aconselhe-se sempre com um/a profissional de saúde ou então leia atentamente o respectivo folheto informativo e siga as respectivas instruções. Posteriormente, quando tiver uma consulta de ginecologia, fale com o/a técnico/a sobre esta situação, a fim de ser avaliada.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa