Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na toma da Pílula Contraceptiva

01.04.10, APF

Muito Boa Noite,
 escrevo a colocar a seguinte questão, tomo a pilula yasminelle há cerca de 3 meses, e ainda tenho certas dúvidas em relação á toma dos comprimidos, o que se passou foi o seguinte, iniciei na semana passada, a 1ª semana de toma da nova caixa, e o horario da toma ronda sempre as 12h, mas essa semana tomei sempre um pouco mais tarde cerca das 14h, na terça-feira tive relações, e na quarta-feira por esquecimento tomei o comprimido (o 5º) já mesmo no limite das 12h (contando que a hora da toma fosse as 14h), ou ate passava um pouco. Haverá grande risco?? Fico sempre algo preocupada, se bem que foi exepccao, nao costumo esquecer
 Agradeço desde já a atenção e sempre grande disponibilidade

Cara C.,

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e a sua preferência.
Perante a informação que nos descreve no seu e-mail, o facto de alterar a hora da toma da sua pílula contraceptiva, não causa qualquer problema, desde que esse período não ultrapasse as 12h00. Caso a toma da pílula seja feita posteriormente às 12h00, tem que ter esse facto em atenção pois é considerada uma falha e a eficácia da pílula pode ficar comprometida.
Numa situação de esquecimento da toma de uma drageia é importante verificar em que semana ocorreu esse esquecimento e seguir as indicações do folheto informativo. Em caso de dúvida, pode sempre recorrer à ajuda de um técnico de saúde ou telefonar para a Sexualidade em Linha (808 222 003), a fim da situação ser analisada.
Para melhor esclarecer esta questão, segue as indicações para as situações de esquecimento das pílulas monofásicas (onde está incluída a Yasminelle):
Se o atraso for inferior a 12 horas, toma o comprimido assim que der conta do esquecimento e continua a tomar a pílula normalmente, tomando o comprimido seguinte à hora habitual.
 Se o atraso for superior a 12 horas, esse esquecimento pode comprometer a eficácia da pílula:
 - Se o esquecimento acontecer na primeira semana (do 1º ao 7º comprimido), a eficácia da pílula fica comprometida. Deve ter em atenção se existiram relações sexuais, nos três dias anteriores, pois pode ser necessário recorrer à Contracepção de Emergência. Continuar a tomar os restantes comprimidos da mesma forma e à hora habitual e utilizar o preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos);
 - Se o esquecimento for na segunda semana (do 8º ao 14º comprimido) deve tomar o comprimido esquecido, prosseguir a toma da embalagem, e não é necessário fazer qualquer protecção adicional;
 - Se o esquecimento da embalagem acontecer na última semana (do 15º ao 21º comprimido) deve ter em atenção se existiram relações sexuais e neste caso tem duas opções para continuar protegida: considerar como sendo o 1º dia de pausa, o dia em que aconteceu o esquecimento da pílula (pára de tomar as drageias que restam) e recomeça uma nova embalagem após os 7 dias de pausa; OU pode optar por não fazer pausa esse mês e iniciar uma nova embalagem assim que terminar a actual (“colagem de embalagens”).

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.