Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção Medicamentosa

07.04.10, APF

Olá novamente,
Surgiu-me outra dúvida... Eu tomo a pílula. Dois dias antes de ter apanhado a primeira injecção de penicilina, o meu namorado ejaculou dentro da vagina, mesmo eu estando com o período e com bastante fluxo... Li que a sobrevivência dos espermatozóides dentro do útero é de 48h a 72h... Pode ocorrer fecundação devido à pílula ter perdido eficácia 2 dias depois… e mesmo estando na altura com o período?...
Obrigada desde já.
Cumprimentos

Cara A.,

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e a sua preferência.
Perante a situação que apresenta no seu e-mail, não nos é possível confirmar se a injecção de penicilina interfere com a eficácia contraceptiva da sua pílula, uma vez que seria necessário mais informação sobre o princípio activo do medicamento. No entanto, caso se confirme a interferência deste medicamento com a eficácia da pílula, o procedimento correcto é a utilização de precauções adicionais nas relações sexuais posteriores à toma deste, uma vez que os dados mais recentes que dispomos sobre esta questão, referem não existir risco de gravidez face a relações sexuais ocorridas dois dias antes do inicio da toma do medicamento.
Quanto ao facto das relações sexuais terem ocorrido durante o período, tal não é significativo, pois caso não estivesse protegida com a pílula, poderia engravidar em qualquer altura do mês, mesmo estando com hemorragia.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.