Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Anatomia/Fisiologia

08.04.10, APF

Boa tarde,

Tomo a pílula Libeli desde Fevereiro de 2009, depois de alguns anos com Diane-35. Em Setembro de 2009 engravidei sem planear, pois um antibiótico interferiu com o efeito da Libeli. No entanto, em Novembro tive um aborto espontâneo. Como entretanto apareceram dois quistos (em ciclos diferentes), o meu médico aconselhou-me a tomar a pílula mais alguns meses, pois entretanto decidi que queria engravidar. Estou neste momento a tomar a 5ª e última caixa de Libeli e de há dois ciclos para cá tenho sentido enjoos, dores no baixo ventre (diferentes das cólicas menstruais) e muitas dores de cabeça, sintomas estes que passaram durante a pausa e com a vinda do período. A minha pergunta é se será possível estes sintomas serem de intolerância à pílula. Mas se sim, porquê, só nestes dois últimos ciclos? Deverei ir a um médico de clínica geral para tentar saber se têm outra origem? Ou devo ir ao meu ginecologista? Suponho que não seja muito aconselhável parar a embalagem de pílula a meio.
Obrigada,

Cara S,
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Tendo em conta as informações que nos fornece não é possível fazer um diagnostico sobre a sua situação, devido à falta de dados que nos envia. Por vezes alguns factores, tais como, stress, fadiga, cansaço, excesso de trabalho, toma de medicação, doenças , entre outros, podem interferir com as respostas do organismo, podendo sentir maior tensão “pré menstrual” em alguns  meses. Contudo, os sintomas que refere não implicam, à partida, nenhum risco ao nível da saúde.
Todavia, se estes sintomas persistirem ou se agravarem poderá recorrer a um profissional de saúde.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa