Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Métodos Contraceptivos

09.04.10, APF

Boa noite.
Uso Minesse a 7 anos, engravidei com  4 anos de uso, e continuo tomando o mesmo anticocecpcional.
Fiquei sem tomar as pilulas por 3 dias, que foram do 16º ao 18º dia, tomei 2 comprimidos de uma só fez no terceiro dia de atraso (18) e o terceiro e quarto comprimidos no 19º dia, e o restante da cartela sem atrasos, tive relações sexuais nos 17º e 18º dias, minha menstrução desceu no 26º dia, meu ciclo é de 28 dias regulares, após a pausa iniciei uma nova cartela como de costume, porém após a 12 comprimidos ingeridos, comecei a ter fortes cólicas intestinais seguidas de muita pressão abaixo do umbigo. (ultimas menstruações 22/02 e 21/03/10) Posso estar grávida mesmo depois de toda essa situação?
Desde já agradeço.

Cara D.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo muito eficaz se for tomada correctamente, o que implica tomar todos os dias mais ou menos à mesma hora, tendo em atenção vómitos e / ou diarreias nas 4 horas após a toma e verificando que os medicamentos que toma não fazem interacção com a pílula.
Relativamente à questão que nos coloca, o facto de ter ocorrido três falhas na toma de pílula nos dias referidos pode ter desencadeado uma ovulação e, consequentemente, uma gravidez. Por outro lado, a existência destes sintomas pode ser reflexo de outras situações, tal como, stress, estado de saúde alterado, toma de medicação etc.
Para tirar as suas dúvidas, pode realizar um teste de gravidez à urina que é considerado fiável após três semanas da relação sexual considerada desprotegida.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos

1 comentário

Comentar post