Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs efeitos secundários

13.04.10, APF

Olá, boa tarde. Comecei a tomar a pílula há 8 dias. É a primeira vez que tomo. Porém, tenho sentido náuseas, vertigens, fraqueza, cólicas menstruais muito intensas nos primeiros 3 dias, apareceram-me herpes nos lábios e fiquei com as gengivas inchadas em algumas zonas. Hoje tenho estado com cóligas intestinais, prisão de ventre e fezes moles. Gostaria de saber se isto é normal na primeira vez que se toma a pílula, ou poderei estar a não adaptar-me a esta pílula. Obrigada.

Cara D.

A Equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

Existem várias marcas de pílula no mercado, com dosagens e componentes diferentes, sendo umas mais adequadas do que outras a cada organismo. Por este motivo, existem mulheres que ao tomarem determinada marca de pílula podem apresentar mais efeitos secundários (dores de cabeça, náuseas, tensão mamária, aumento de peso, etc.) que outras.

O que acontece muitas vezes é que é necessário fazer um ajuste na dosagem da pílula, ou seja, a mulher tem que mudar a marca de pílula que toma até encontrar a amais adequada ao seu organismo. Se continuar com esta sintomatologia deve fazer uma consulta médica e falar com o técnico de saúde que lhe prescreveu a pílula, referindo toda situação.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A equipa