Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Gravidez

13.04.10, APF

Bom dia, A minha duvida é a seguinte: Tenho 41 anos não tenho filhos. Tive uma doença que me fez emagrecer 24 kilos: dos 70 aos 46 num ano. Desde ai a minha mentruação é irregular. Será que entrei na menopausa, ou vou recuperar os ciclos normais. Na minha idade a fertilidade diminui. Será que há hipotese de me tornar esteril? Até quando posso engravidar sem riscos de ter uma criança com deficiencia? Outra questão : uma mulher esteril menstrua normalmente, ou não? Obrigada.

Cara M.

A Equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

Conseguir uma gravidez depois dos 40 anos é mais difícil, porque a partir dos 35 anos existe um declínio da fertilidade na mulher. Mas ser mais difícil, não significa ser impossível. Aconselhamos que realize uma consulta da especialidade de ginecologia para que seja observada e avaliada adequadamente. Este/a técnico/a irá realizar a sua história clínica (data do último fluxo menstrual, se é sexualmente activa, se utiliza um método contraceptivo, quais os seus hábitos alimentares, mudanças de peso rápidas, obesidade ou peso inferior ao normal, quantidade de stresse a que é submetida diariamente, e como lida com ele, actividade física, se toma alguma medicação, etc.), um exame físico geral, seguido de um exame ginecológico. O facto de observar alguma irregularidade menstrual não tem relação causa-efeito com esterilidade ou mesmo vir a gerar uma criança com deficiência. Uma mulher com problemas de infertilidade normalmente tem menstruação, dependendo da causa da infertilidade. De qualquer forma aconselhamos que realize uma consulta da especialidade de ginecologia, descrevendo toda esta situação.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.