Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula contraceptiva e hemorragia

14.04.10, APF

Boa tarde a todos! Minha ginecologista me receitou a pomada GYNOPAC que vem com 4 comprimidos. Comecei a usá-lo no dia 03/04 (sábado) e no dia 05/04 (segunda) eu notei um pequeno sangramento (na bula diz que esse sangramento é uma das reações adversas que podem ocorrer), e continuei o tratamento. Minha pílula anticoncepcional terminaria no dia 07/04 e dia 10/04 teria que ficar menstruada. Essa última cartela foi a 3ª que tomei uma atrás da outra sem interromper, ou seja, fiquei 3 meses sem menstruar. Geralmente minha menstruação fica durante 5 dias, só que hoje (dia 13) ela já tá indo embora, ela ficaria até dia 15 ou 16/04). E estou na dúvida, pois não sei se esse sangramento que veio nesse curto período de tempo foi do tratamento da pomada ou da menstruação. Lembrando que tomei e tomo minhas pílulas religiosamente. Perguntas: Esse fator do sangramento durante o tratamento da pomada é normal? O fato de eu ter emendado 3 cartelas pode ter desregulado meu ciclo? Posso ficar despreocupada quanto a gravidez (já que não esqueci nenhuma pílula durante esses 3 meses)?

Cara R.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

A pílula é um método contraceptiva bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se tomou a sua pílula de acordo com estas indicações pode ficar descansada, pois está protegida em relação a uma gravidez. A mulher pode observar algumas alterações na hemorragia de privação num mês, podendo este facto dever-se a situações de atraso na toma da pílula, stress e ansiedade, alterações dos hábitos alimentares, toma de medicação (que foi o seu caso), doença, etc. O facto de ter colado várias embalagens de pílula não coloca em causa a sua eficácia contraceptiva, pode acontecer por vezes é observar perdas de sangue durante a toma dessas embalagens e neste caso desregular um pouco o ciclo.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa

7 comentários

Comentar post