Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção Medicamentosa

15.04.10, APF

Boa tarde, A minha namorada toma a pílula Diane35. Tomou durante 8 dias o antibiótico Augmentin. Recomeçou a tomar a pílula, no novo mês, e estava a meio do antibiótico. Passados 5 dias após o fim do antibiótico, e estando com 11 comprimidos da pílula tomados, tivemos relações sexuais sem protecção. Há risco de engravidar? Após os 5 dias do fim do antibiótico? Agradeço a resposta, Carlos Correia

Caro C.,
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e a sua preferência.
O medicamento “Augmentin” interfere com a eficácia contraceptiva da pílula “Diane-35”. Quando um medicamento interfere com a eficácia da pílula deve continuar a tomar a pílula normalmente e proteger as relações sexuais durante a toma do medicamento com um método contraceptivo adicional (como o preservativo). A protecção adicional deve ser mantida durante mais 7 dias de toma da pílula consecutiva após o término do medicamento. A relação sexual que teve no 5º dia após o fim do medicamento foi de risco pois ainda não tinham passado os 7 dias de toma da pílula. Se ainda não passaram 5 dias da relação sexual podem equacionar a toma da contracepção de emergência.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

43 comentários

Comentar post