Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Planeamento Familiar

24.10.08, APF

Olá, gostaria de saber o que é o planeamento familiar? E, também, para que serve.

Obrigado

João

 

 

Caro João

A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

Relativamente ao Planeamento Familiar, este refere-se à forma de assegurar que todas as pessoas tenham acesso à informação sobre os métodos de contracepção e os serviços de saúde apropriados, que permitam a vivência da sexualidade de uma forma saudável, feliz e segura, bem como o planeamento de uma gravidez e parto nas condições mais adequadas.

As consultas têm como objectivo esclarecer dúvidas sobre a forma como o corpo se desenvolve e o modo com funciona em relação à sexualidade e à reprodução, tendo em conta a idade da mulher; informar sobre a gravidez e sobre anatomia e fisiologia da sexualidade humana e função reprodutiva; facultar informação completa, isenta e com fundamento científico sobre todos os métodos contraceptivos; fazer acompanhamento clínico e acompanhar na escolha do método contraceptivo; fornecer gratuitamente os métodos contraceptivos; elucidar sobre as consequências de uma gravidez não desejada; ajudar a prevenir, a diagnosticar ou a tratar as infecções sexualmente transmissíveis, como por exemplo:  VIH/sida, hepatites B, sífilis e herpes genital;  efectuar o rastreio do cancro da mama e do colo do útero e acompanhar a gravidez e preparar para o parto.

De uma forma geral, são actividades e serviços que existem no teu Centro de Saúde, em qualquer outro Centro de Saúde que tenha a consulta de Planeamento Familiar, ou ainda nos Gabinetes de Atendimento a Jovens ou Centros de Atendimento Jovens das Delegações Regionais do Instituto Português da Juventude.

Para conhecimento: o direito ao Planeamento Familiar é garantido a todos pela Constituição da República Portuguesa, pela Lei n.º3/84 e reforçado pela Lei n.º 120/99. Esta Lei determina, por exemplo, que os métodos contraceptivos sejam fornecidos gratuitamente nos centros de saúde e hospitais públicos. Todas as pessoas têm direito aos mesmos independentemente do  estado civil.

Caso pretenda mais informações, sugerimos que consulte o Portal da Saúde Sexual e Reprodutiva, da Associação para o Planeamento da Família (www.apf.pt).

Cumprimentos

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.