Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento da pílula

21.11.08, APF

Tenho uma dúvida. Estou a tomar a pílula (Harmonet) e houve um dia que me esqueci de tomar e como tive uma relação sexual, tomei a pílula do dia seguinte. Gostava de saber se posso continuar a tomar harmonet normalmente e se tenho que tomar outros cuidados até ao fim da embalagem, ou se não é necessário e estou protegida desde que não me esqueça de tomar.

 

 

Cara Enfermeira Rosália

Numa situação de esquecimento da toma de uma drageia é importante verificar em que semana ocorreu esse esquecimento e seguir as indicações do folheto informativo. Em caso de dúvida, pode sempre recorrer à ajuda de um técnico de saúde ou telefonar para a Sexualidade em Linha (808 222 003), a fim da situação ser analisada.

Como refere que tomou a contracepção de emergência é porque considerou que a relação sexual que teve foi de risco. Assim, e seguindo as normas, deverá continuar a tomar a sua pílula como habitualmente (não interromper a toma) e utilizar o preservativo durante as 7 tomas consecutivas da pílula, se tiver relações sexuais.

Para melhor esclarecer esta questão, segue as indicações para as situações de esquecimento das pílulas monofásicas (onde está incluída a Harmonet):

Se o atraso for inferior a 12 horas, toma o comprimido assim que der conta do esquecimento e continua a tomar a pílula normalmente, tomando o comprimido seguinte à hora habitual.

 

Se o atraso for superior a 12 horas, esse esquecimento pode comprometer a eficácia da pílula:

 - Se o esquecimento acontecer na primeira semana (do 1º ao 7º comprimido), a eficácia da pílula fica comprometida. Deve ter em atenção se existiram relações sexuais, nos três dias anteriores, pois pode ser necessário recorrer à Contracepção de Emergência. Continuar a tomar os restantes comprimidos da mesma forma e à hora habitual e utilizar o preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos);

 - Se o esquecimento for na segunda semana (do 8º ao 14º comprimido) deve tomar o comprimido esquecido, prosseguir a toma da embalagem, e não é necessário fazer qualquer protecção adicional;

 - Se o esquecimento da embalagem acontecer na última semana (do 15º ao 21º comprimido) deve ter em atenção se existiram relações sexuais e neste caso tem duas opções para continuar protegida: considerar como sendo o 1º dia de pausa, o dia em que aconteceu o esquecimento da pílula (pára de tomar as drageias que restam) e recomeça uma nova embalagem após os 7 dias de pausa; OU pode optar por não fazer pausa esse mês e iniciar uma nova embalagem assim que terminar a actual (“colagem de embalagens”).

 

Caso surja mais alguma questão, pode voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    cristini

    29.03.09

    olá... eu desde que iniciei a toma da pilula não tive nunca enjoos nem diarreia... apenas tenho medo de estar devido ao atraso da toma da pilula....

    Um teste de gravidez nomeadamente prélude com sensibilidade de 20 IU/L ás três semanas já deteta se uma pessoa está grávida????

    diga-me algo, por favor....
  • Imagem de perfil

    APF

    30.03.09

    Bom dia
    A equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações estará protegida relativamente a uma gravidez. A informação que fornece é insuficiente, seria aconselhável sabermos o nome da pílula que está a tomar e em que altura da toma da pílula se deu o atraso e se esse foi superior às 12h.
    Relativamente à informação sobre o teste de gravidez este deverá ser realizado 3 semanas após a relação considerada de risco. Poderá, também, falar sobre esta situação com o/a seu/sua ginecologista ou com o/a seu/sua médico/a assistente.
    Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A equipa
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.