Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento da pílula

21.11.08, APF

Tenho uma dúvida. Estou a tomar a pílula (Harmonet) e houve um dia que me esqueci de tomar e como tive uma relação sexual, tomei a pílula do dia seguinte. Gostava de saber se posso continuar a tomar harmonet normalmente e se tenho que tomar outros cuidados até ao fim da embalagem, ou se não é necessário e estou protegida desde que não me esqueça de tomar.

 

 

Cara Enfermeira Rosália

Numa situação de esquecimento da toma de uma drageia é importante verificar em que semana ocorreu esse esquecimento e seguir as indicações do folheto informativo. Em caso de dúvida, pode sempre recorrer à ajuda de um técnico de saúde ou telefonar para a Sexualidade em Linha (808 222 003), a fim da situação ser analisada.

Como refere que tomou a contracepção de emergência é porque considerou que a relação sexual que teve foi de risco. Assim, e seguindo as normas, deverá continuar a tomar a sua pílula como habitualmente (não interromper a toma) e utilizar o preservativo durante as 7 tomas consecutivas da pílula, se tiver relações sexuais.

Para melhor esclarecer esta questão, segue as indicações para as situações de esquecimento das pílulas monofásicas (onde está incluída a Harmonet):

Se o atraso for inferior a 12 horas, toma o comprimido assim que der conta do esquecimento e continua a tomar a pílula normalmente, tomando o comprimido seguinte à hora habitual.

 

Se o atraso for superior a 12 horas, esse esquecimento pode comprometer a eficácia da pílula:

 - Se o esquecimento acontecer na primeira semana (do 1º ao 7º comprimido), a eficácia da pílula fica comprometida. Deve ter em atenção se existiram relações sexuais, nos três dias anteriores, pois pode ser necessário recorrer à Contracepção de Emergência. Continuar a tomar os restantes comprimidos da mesma forma e à hora habitual e utilizar o preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos);

 - Se o esquecimento for na segunda semana (do 8º ao 14º comprimido) deve tomar o comprimido esquecido, prosseguir a toma da embalagem, e não é necessário fazer qualquer protecção adicional;

 - Se o esquecimento da embalagem acontecer na última semana (do 15º ao 21º comprimido) deve ter em atenção se existiram relações sexuais e neste caso tem duas opções para continuar protegida: considerar como sendo o 1º dia de pausa, o dia em que aconteceu o esquecimento da pílula (pára de tomar as drageias que restam) e recomeça uma nova embalagem após os 7 dias de pausa; OU pode optar por não fazer pausa esse mês e iniciar uma nova embalagem assim que terminar a actual (“colagem de embalagens”).

 

Caso surja mais alguma questão, pode voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

 

8 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    04.02.09

    Bom dia
    A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    Relativamente à sua questão, desde que tenha seguido as instruções do folheto da sua pílula não existe motivos para ficar preocupada com a hipótese de uma gravidez.
    Um dos procedimentos a adoptar é começar a contar o 1º dia de pausa a partir do 1º dia de esquecimento. Na sua situação irá começar a pausa dois dias mais cedo, assim como irá antecipar o início da nova embalagem, também dois dias mais cedo. Nesse período de pausa,
    a eficácia da pílula mantém-se.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A equipa
  • Sem imagem de perfil

    cristina

    13.06.09

    Boa noite...
    Eu ando a deitar um liquido esbranqiçado nos meus seios este facto pode ser de um descontrolo hormonal... este mesmo interfer na eficacia contraceptiva da pilula???

    com relações sexuais orais pode-se engravidar???
    eu tive uma relação sexual oral, mas depois disto fui á casa de banho e nao lavei as maos... acham que ha alguma probabilidade de estar gravida???
  • Imagem de perfil

    APF

    13.06.09

    Cara Cristina
    A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez.
    O facto de estar a deitar o líquido dos seios não diminui a eficácia da pílula, mas deve realizar uma consulta com o/a seu/sua médico/a assistente e relatar essa situação.
    Desde que tome a sua pílula correctamente, como acima referimos, pode ter as práticas sexuais que quiserem uma vez que se encontra protegida pela sua pílula contraceptiva.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A equipa
  • Sem imagem de perfil

    Loirinha

    11.03.10

    Boa tarde... eu enganei-me no medicamento... o medicamento que tomei foi brufen.. e de outra vez ben u ron... sempre tomei a pilula correctamente e nuna tive situação de vómitos nem de dierreia.
    Hoje durante a noite costumava-me vir o período, mas este não veio... veio agora mesmo só uma gotinha. este atraso pode significar q eu istou grávida???
    nas relações sexuais o meu namorado sempre utilizou prservativo e eu sempre tomei a pilula harmonet. a pilula harmonet é um contraceptivo eficaz?
  • Imagem de perfil

    APF

    13.03.10

    Bom dia
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
    Os medicamentos Brufen e Ben-U-Ron não interferem com a eficácia da pílula contraceptiva. Pode, portanto, ficar tranquila relativamente a esta questão. O importante é continuar a tomar a sua pílula contraceptiva de forma regular e correcta.
    A pílula contraceptiva é um excelente método contraceptivo, desde que tomada correctamente.
    O facto de estar a ocorrer um atraso da sua hemorragia de privação, poderá dever-se ao seu estado de ansiedade e também ao facto de ter estado a tomar medicação.
    Em caso de dúvidas consulte o/a seu/sua médico/a.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A Equipa
  • Sem imagem de perfil

    Loirinha

    26.05.10

    Boa tarde. eu tomo a pilula harmonet. inicio o blister sempre a uma terça feira. No entanto eu no sábado (1ºsemana de toma da pilula), no dia 15 de maio, tomei a pilula á hora habitual, mas passado uma hora vomitei... e então para compensar tomei a pilula de segunda feira correspondente também á 1º semana (esta drageia já iria fazer parte do ciclo seguinte) a minha questão é se todos os comprimidos tem a mesma dosagem de hormonas e os mesmos constituintes, independentemente dos dias??? tive relações no dia 9 de maio, com tudo isto poderei estar grávida??? tem me doido demasiado os "biquinhos" dos seios...
    por favor respondam-me

    ps: também houve dias que tive um pouco de diarreia passado 30 minutos da toma, mas como ão foi muita não tomei outra drageia... fiz mal?
  • Sem imagem de perfil

    F.T

    12.07.10

    bom dia.
    tive relações sexuais sem o uso de preservativo no 6º dia da toma da pilula. nesse mesmo dia esqueci-me de tomar a pilula às 10. no dia a seguir tomei a pilula às 8:30, mas tinha um corrimento ligeiro transparente. tive c diarreia e voltei a tomar um comprimido às 10 da manha. Há a possibilidade de poder engravidar? devo tomar contracepção de emergência?
    agradeço desde já a resposta
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.