Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Atraso da menstruação

26.09.09, APF

Boa tarde.
Acontece o seguinte: Desde que me veio pela primeira vez a menstruação, sempre fui muito desregulada, além de que o ciclo costumava ser sempre mais que um período de trinta dias. Uns meses vinha, ora ficava quatro meses sem ela, daí que comecei a tomar a pílula à dois anos. Este ano, deixei de tomar a pílula por volta do mês de Maio, e a minha última menstruação veio no dia 11 de Julho. Depois disso e até agora, tive relações sexuais, duas das quais, houve inicialmente penetração sem preservativo, usando-o logo de seguida, antes que se desse a ejaculação. Ao perceber que já estava atrasada à mais de um mês decidi fazer o teste de gravidez, no dia 3 de setembro, cujo resultado foi negativo. Ainda sem vir a menstruação, resolvi repetir o teste no passado dia 22, e deu negativo novamente (se bem que a cor do teste não estava tão forte, mas mesmo assim aparecia na janela do resultado negativo). Importa referir, que passei um verão com algum stress, acrescido também ao facto de pensar na possibilidade de estar grávida. 
Ultimamente tenho tido um corrimento esbranquiçado, e os mamilos um pouco sensíveis. Será que me podem dar a sua opinião?
desde já agradeço a vossa atenção.   
 

Cara S.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece novamente o seu contacto.
Pela situação que descreve, aconselhamos que faça uma consulta de ginecologia com o objectivo de avaliar o seu estado de saúde. Uma vez que já efectuou dois testes de gravidez com resultado negativo, poderá, se quiser repetir o teste, levando a sua primeira urina da manhã à farmácia e pedir ao/à técnico/a que o realize, para a sua confirmação. Assim, poderá ficar mais descansada. Gostaríamos de salientar que para que o resultado de qualquer teste de gravidez seja fiável deverá ser realizado 3 semanas após a relação sexual que considere de risco. 
Uma vez que suspendeu a toma da pílula poderá estar novamente a ter ciclos menstruais irregulares, visto ser o que acontecia antes de iniciar a toma da pílula. Relativamente ao líquido que deita dos mamilos poderá ser observada na consulta de ginecologia, através da palpação das mamas.  
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

2 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    15.11.09

    Cara Diana
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    O seu e-mail carece de muita informação para que a situação seja analisada, tais como: Qual era a marca da pílula que estava a tomar? Qual é a marca da pílula que se encontra a tomar? Como é que fez a alteração de pílulas?
    Desde que a toma da pílula seja regular e correcta não existe motivos para ficar preocupada, pois a sua eficácia contraceptiva está assegurada. Também utiliza o preservativo, utilizando assim a dupla protecção.
    As alterações da hemorragia podem dever-se a inúmeros factores tais como: alterações de marca de pílula, tomas irregulares ou esquecimentos da pílula, ansiedade e stresse, doença, toma de medicamentos, alterações dos hábitos alimentares e/ou dietas.
    No entanto, poderá aconselhar-se com o/a médico/a que lhe prescreveu a pílula sobre esta situação.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A Equipa
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.