Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Implante Contraceptivo

30.09.09, APF

 


Escreva aqui o texto que pretende esconder - e não se esqueça de remover esta mensagem.

 

Boa noite,
No dia 27 de Agosto passado retirei o segundo Implanon que usei, cujo prazo terminava em finais de Setembro. Portanto, usei implanon quase 6 anos.
No dia seguinte à remoção senti de imediato sintomas de menstruação e sangrei nos três dias seguintes.
Porém, até hoje não voltei a ter qualquer sintoma menstrual, pelo que peço a vossa ajuda no sentido de esclarecer até que ponto poderá ser normal esta situação.
Como se repõe o organismo a nível hormonal, após remoção do implante?  Quanto tempo leva a fazê-lo?
Que efeitos tem o implante na fertilidade? Ou seja, posso começar a calcular o período fértil logo após retirar o implante?
O primeiro sangramento pode ser considerado uma menstruação normal?
Desculpem-me a quantidade de perguntas, mas as dúvidas são muitas e os esclarecimentos que se encontram muito poucos.
Agradeço se me puderem ajudar.
Não são que elementos poderão ser relevantes para as respostas ao meu caso concreto, já que se fala tanto da variabilidade do implante de acordo com o organismo da pessoa...
O implanon foi o primeiro método contraceptivo hormonal que tomei e antes disso os meus ciclos eram regulares, desfasados por 2, 3 dias no máximo.
... não tenho relações sexuais desde 4 Setembro...
A única coisa que estranhei neste mês que passou foi um corrimento vaginal espesso e de certa forma gelatinoso... entretanto acabei de tratar uma candidíase.
Agradeço desde já toda a atenção que possam dispensar sobre as minhas questões e estou disponível a responder a qualquer aspecto que considerem relevante.
Respeitosamente 
 

Cara R.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. 
O implante aplica-se a todas as mulheres, desde que sob indicações médicas. A colocação e remoção do implante deve ser realizado apenas por profissionais de saúde familiarizados com estes procedimentos. Se a mulher não desejar engravidar após a remoção do implante deve ser-lhe aconselhado outro método contraceptivo. Se existiram relações sexuais sem protecção adicional 3 dias antes da remoção do implante, deve realizar um teste de gravidez à urina, contando 3 semanas após a relação sexual que considera de risco. A partir do momento em que se dá a remoção do implante a mulher voltará aos seu ciclo menstrual natural e poderá engravidar, uma vez que não existe qualquer relação causa-efeito entre a colocação do implante e a fertilidade. 
Mas, após a paragem de um contraceptivo hormonal, neste caso o implante, é comum nos primeiros meses ocorrer uma adaptação do organismo, que pode levar mais ou menos tempo a voltar ao seu ciclo natural. Por este motivo, a menstruação pode surgir mais tarde que a data prevista pela mulher. Respondendo à sua questão, não nos é possível referir quanto tempo após a paragem de um contraceptivo hormonal, a mulher pode observar a menstruação. Esta situação depende de cada organismo e do tempo que necessita para desencadear novamente ovulações.
A hemorragia que refere deve-se ao facto de ter suspendido a utilização do implante, é uma resposta do organismo à ausência da habitual dosagem hormonal. Assim, esta hemorragia não pode ser considerada “normal”. Quando observar de novo uma hemorragia então essa será a sua menstruação e, poderá dar início ao cálculo do seu período fértil.
Relativamente ao corrimento que observou, por um lado, poderá ser o seu muco cervical e, por outro lado, este pode dever-se também à infecção por candidiase. Neste caso, aconselhamos que realize uma consulta com o/ seu/sua médico/a assistente para reavaliar o tratamento desta infecção.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.