Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs esquecimento da toma

30.09.09, APF

Boa tarde
No mes de Agosto tomei a pilula durante 15 dias e depois deixei de tomar tendo me aparecido o periodo no dia 23. No mes seguinte não tomei e no dia 24 de Setembro tive novamente o período, embora fosse só durante dois dias e com muito pouco fluxo. Nesse mesmo dia voltei a tomar a pilula, mas ontem, e como passei a tomar a horas difernetes do habitual, esqueci-me de a tomar, tendo me acontecid o mesmo hoje, e tendo ja passado as 12 horas em que o poderia fazer. Neste caso e possivel ter uma hemorregia de privação? e mesmo que passe a tomar a pilula novamente todo os dias ate acabar a caixa, até que ponto é que ainda é eficaz?
Aguardando uma resposta.
 

Cara S.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Perante o que descreve e embora não seja muito perceptível e não mencione o nome da pílula, vamos supor que é uma pílula monofásica (drageias de cor única e 7 dias de pausa) e que os esquecimentos ocorreram na 1ª semana de toma da pílula.
Nesta situação é sempre aconselhável ler o folheto informativo, a fim de evitar situações de risco. Assim, deve utilizar protecção adicional (preservativo) durante 7 tomas da pílula consecutivas, somente a partir da 8ª drageia é que a eficácia da pílula se mantém. Também deverá analisar se nos 3 dias anteriores ao esquecimento ocorreram relações sexuais sem preservativo, pois essas são consideradas de risco.
Deve continuar a tomar a sua pílula de forma regular e correcta e se possível colocar a toma da pílula num horário que seja fácil lembrar da sua toma.
Em situações de esquecimento, acontece em algumas mulheres terem perdas de sangue durante a toma (chamado de spotting), mas que em nada interfere com a eficácia da pílula. No seu caso só mesmo a questão dos esquecimentos.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos. 
Cumprimentos
A Equipa
 

   

2 comentários

Comentar post