Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Período Fértil vs relações sexuais desprotegidas

02.10.09, APF

Boa tarde
Tive a minha menstruação nos dias de 3 a 9 de Agosto; de 30 de Agosto a 7 de Setembro. Tenho  uma vida sexual bastante activa, mas no dia 24 de Setembro decidi após ter passado 14 horas da minha relação sexual tomar a pílula do dia seguinte. Não estando no meu período fértil e tomando a pílula é possível ter engravidado... ou já estaria grávida antes do dia 24 e ter tomado a pílula.
Agradecia uma resposta rápida por favor
Para o meu email se possível.
Obrigado
 

Boa noite
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Não é perceptível como está a fazer a contagem do período fértil, uma vez que o ciclo menstrual ocorre do 1º dia da menstruação de um mês até ao dia anterior da menstruação do mês seguinte. No mínimo com 6 meses de ciclo já é possível realizar algumas contas para calcular o período fértil, mas o ideal é a contagem de um ano – este método chama-se método do calendário.
O cálculo faz-se da seguinte forma, ao ciclo mais curto retira-se 18 dias e, ao ciclo mais longo retira-se 11 dias, como demonstramos a seguir com um exemplo: 
Ciclo menstrual mais curto – 18 = X       então     27 – 18 = 9
Ciclo menstrual mais longo – 11 = Y      então     30 – 11= 19
Assim, a altura do seu período fértil com ciclos menstruais de 27 e 30 dias, acontece entre o 9º e o 19º dia do ciclo menstrual (contando sempre a partir do 1º dia da menstruação). A ovulação poderá acorrer neste período, mas é difícil prever se será no início, meio ou fim. mar se os seus ciclos são na realidade entre 27 e 30 dias.
Caso tenha anotado sempre o 1º dia da sua menstruação, poderá fazer estes cálculos e verificar quando é que ocorreram as relações sexuais. 
Uma relação sexual no qual não se utilize um método contraceptivo, existe sempre uma probabilidade de ocorrer uma gravidez que depende de vários factores: em que altura do ciclo é que se encontrava, em caso de existir uma ovulação, se esse óvulo é viável a uma fecundação, a quantidade e qualidade de espermatozóides e também outros factores que podem influenciar o próprio organismo, como a ansiedade, stresse, doença.
Relativamente à toma da contracepção oral de emergência, esta deve ser utilizada o mais cedo possível após uma relação sexual não protegida ou mal protegida, ou seja, é tanto mais eficaz quanto mais rápida for a toma após a da relação sexual. De preferência deve ser utilizada nas primeiras 12 horas, já que a sua eficácia diminui à medida que decorre o tempo.
Assim, deve realizar um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da última relação sexual que considere de risco, pois somente com o resultado do teste é que é possível analisar se engravidou ou não.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos. 
Cumprimentos
A Equipa
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.