Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs efeitos secundários

03.10.09, APF

Boa noite, 
A minha filha tem 15 anos e foi-lhe detectado um quisto no ovário sendo-lhe receitado tomar a pilula durante 3 meses seguido para que não tivesse ovulação, contudo ela tem tido sintomas e corrimento castanho, no intervalo das carteiras, (esqueceu-se de tomar 1 pilula, somente uma vez). Gostaria de saber se é normal esta situação ocorrer.  
Grata pela atenção dispensada 
 

Cara C.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Quando refere que acontece “no intervalo das carteiras”, é porque a sua filha faz a pausa da toma da pílula? Ou está a tomar sem qualquer tipo de pausas?
Se a hemorragia ocorre no período de pausa das embalagens designa-se como hemorragia de privação e como pode ler no folheto informativo da pílula é um dos efeitos quando se interrompe a sua toma.
Se acontece durante a toma da pílula é perfeitamente natural e não precisa de ficar preocupada. Algumas mulheres podem observar perdas de sangue durante a toma da pílula, a este efeito secundário dá-se o nome de spotting. A presença destas perdas de sangue depende de cada organismo e da forma como faz a habituação às dosagens hormonais. No entanto, pode falar com o/a médico/a assistente que está a fazer o acompanhamento da sua filha e saber a sua opinião. 
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

8 comentários

Comentar post