Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento da pílula

03.12.08, APF

boa noite
o ultimo dia de tomar a pilula foi dia 18 nov, mas esqui-me só me apercebi dia 20 (dois dias depois) e tomei à mesma. no dia 23 "penso" que me apareceu a menstrução durante (1/2 dias), mas foi tão pouco, que até tenho duvidas. assim retomei a tomar a pilula no 26 (como normalmente)
corro riscos de estar gravida? que devo fazer? relembro que foi no ultimo de tomar a pilula que me esqueci. até hoje dia 28, a ultima reção foi dia 15 (antes de me esquecer dia 18)
obrigada



 

Bom dia

Uma vez que não menciona o nome da sua pílula e não é perceptível pelas suas palavras se a dosagem das drageias é sempre a mesma, é importante que leia o folheto informativo para perceber como deve proceder em situações de esquecimento. No entanto, numa situação de esquecimento na 3ª semana de toma, a eficácia da pílula poderá ficar comprometida. Uma vez que já fez a semana de pausa e iniciou uma nova embalagem, deve continuar a toma da sua pílula e, caso tenha relações sexuais, deve utilizar em simultâneo o preservativo até à 7ª drageia (inclusive). Somente a partir da 8ª drageia a pílula retoma a sua eficácia, quando tomada correctamente. Relativamente à relação sexual que refere (do dia 15 de Novembro) não tem que ficar preocupada.

Qualquer dúvida poderá voltar a contactar-nos.

Obrigada 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    17.07.09

    Cara Estefânia,
    A equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    Pela situação que descreve, o esquecimento que teve aconteceu na primeira semana de toma da pílula (do 1º ao 7º comprimido), e nesse caso a eficácia contraceptiva da pílula ficou comprometida. Refere que se esqueceu de tomar o 7º comprimido e que já passavam mais de 12 horas da hora habitual de toma. Mas, não é perceptível esse facto, porque diz que costuma tomar a pílula às 9 horas da noite e que a tomou então à 1 hora da manhã. Se assim foi, não passaram 12 horas mas sim 4 horas, ou não? Ou tomou no dia seguinte?
    Se passaram somente 4 horas, a relação sexual que teve não foi de risco. Se pelo contrário, não for isso que tenha acontecido e passaram mais de 12 horas da hora habitual de toma, a relação sexual que teve comporta algum risco, podendo existir a possibilidade de uma gravidez. Se ainda fora tempo pode recorrer à pílula da Contracepção Oral de Emergência, desde que não tenham passado mais de 120 horas da hora em que teve a relação sexual.
    Para proceder correctamente deve continuar a tomar os restantes comprimidos da mesma forma e à hora habitual, e utilizar o preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos). Só a partir da 8ª pílula tomada correctamente a eficácia contraceptiva é reposta.
    Para saber se ocorreu uma gravidez, e para que exista um resultado credível, pode realizar um teste à urina passado 3 semanas da relação sexual que considera de risco.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A equipa
  • Sem imagem de perfil

    Maria

    16.01.11

    Boa noite,
    tomo a pílula yasmin há +- 5 anos. No mês passado esqueci-me de tomar um comprimido correspondente à última semana da caixa e, seguindo as instruções do folheto, não fiz a semana de paragem e comecei logo com uma embalagem nova. No entanto, a quatro dias do fim do fim desta segunda embalagem voltei a esquecer-me de tomar um comprimido (tinha tido relações na noite anterior). No dia seguinte, não dei logo conta e tomei apenas o comprimido do dia. Só dois dias depois é que notei que havia um comprimido a mais. Na altura tomei o comprimido do dia mais o que faltava. Nos dias que restavam da caixa tomei os restantes comprimidos. Como já era a segunda caixa seguida (porque já tinha havido um esquecimento anterior) achei que talvez fosse melhor não voltar a repetir a toma consecutiva de outra embalagem e sem semana de paragens (não sei se me fiz entender). por isso, estou a fazer a paragem habitual e a usar preservativo nas relações sexuais. se tudo correr normalmente deve estar menstruada daqui a 3 dias.
    Mas com estes esquecimentos todos, pode haver hipóteses de estar grávida? Quais são as hipóteses?
    Se me vier o período posso ficar "descansada"?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.