Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Vírus do Papiloma Humano

08.10.09, APF

Boa tarde,
Muito obrigada pela resposta ao meu email anterior!
Aproveito e coloco outra questão: Tenho 25 anos (em Janeiro faço 26), relações sexuais há cerca de 2 anos e meio com o mesmo parceiro sexual, que por sua vez teve duas parceiras antes de mim. A nossa relação é estável e pretendemos constituir família no futuro.
Sendo o HPV um vírus de transmissão sexual, significa que se o meu namorado é portador do vírus já me o transmitiu; por outro lado, se ele não é portador eu não tenho o vírus. Se eu não tiver o vírus e mantiver o meu parceiro, só em caso de infidelidade corro o risco de apanhar o vírus do HPV, certo?
Faz sentido, no meu caso e com a minha idade, tomar a vacina contra o vírus do HPV? Pergunto isto porque estas vacinas são caras, e caso eu tenha o vírus não me vai trazer qualquer tipo de beneficio... Também acho que li algures que depois dos 26 anos a vacina não tem grande eficácia...
Obrigada,
 e muitos parabéns pelo Consultório!
C.
 

Cara C.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto e a sua preferência pelo Consultório.
Relativamente à vacina do HPV depende da opinião do/a seu/sua ginecologista, pois existem profissionais de saúde que aconselham a toma e outros não. Na consulta que tiver com o/a seu/sua médico/a coloque todas as suas dúvidas e questões, isto porque cada caso é um caso e depende do historial clínico da mulher e respectiva idade.
O HPV é um vírus de transmissão sexual e como tal ao ser-se portadora/o pode-se transmitir o vírus aos/às parceiros/as sexuais o que não significa que o/a parceiro/a sexual fique com a infecção, as defesas de cada pessoa podem simplesmente eliminar o vírus, de qualquer forma existem outras doenças menos benévolas do que o HPV e será importante usar sempre o preservativo.
Se pretender ler mais sobre o Vírus do Papiloma Humano, pode consultar o link da página do Consultório de Planeamento Familiar:
http://linhaplaneamentofamiliar.blogs.sapo.pt/11231.html#cutid1, onde irá obter informações bastante úteis para as suas dúvidas.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.  
Cumprimentos 
A Equipa 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.