Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Engravidar depois dos 40 anos...

11.10.09, APF

Boa tarde.
Tenho 42 anos e já tenho 3 filhos, a mais velha já é casada tem 27 anos. Tenho outra com 20 e um menino que tem 11 anos. Fiquei alguns anos sozinha desde a gravidez do meu filho . depois voltei a casar e agora queria muito tentar ter outro filho, sei que o meu Marido ama muito os meus filhos especialmente o menino porque o ajudou a criar desde bebezinho, e ajudou a enfrentar muitas dificuldades pois que desde os 3 aninhos que o menino tem epilepsia. Agora como esta tudo mais estável pensamos em ter um filho, visto meu marido não ter filhos, pois nunca tinha casado. Passei mal especialmente nesta ultima gravidez por ter sem pré muitas pedras nos rins. Mas agora ate que ando bastante bem. Mas a uns 3 anos que andamos a tentar que eu engravide só que isso não acontece.
Gostaria de saber qual as possibilidades de eu vir a engravidar novamente já que estou com 42 anos e o meu marido quase 40.
Gostaria de poder ter orientação da vossa parte.
Um abraço e desde já OBRIGADO pela vossa atenção. 

 

Cara P. 
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Em primeiro lugar se está a planear engravidar, deve em conjunto com o seu marido, realizar a consulta pré-concepcional. Pode realizar esta consulta no Centro de Saúde da sua área de residência, nas consultas de planeamento familiar e/ou em consulta de ginecologia. Neste espaço, é efectuado o historial clínico do homem e da mulher, verificando o estado geral de saúde do casal, se existem doenças específicas na família, se já existiram ou não gravidezes anteriores, para além de algumas análises clínicas e exames e a prescrição de medicamentos necessários ao desenvolvimento saudável da gravidez. 
Conseguir uma gravidez depois dos 40 anos é mais difícil, mas não é impossível, isto porque a partir dos 35 anos existe um declínio da fertilidade na mulher. Para além da idade, outros factores podem influenciar o processo de gestação, tais como, stresse, tabagismo, álcool, assim como algumas doenças (obesidade, hipertensão...), etc.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa