Anel e Adesivo Contraceptivo
Boa noite!
Gostaria de ter mais informações sobre o anel e adesivo e qual o método mais eficaz. Obrigado.
Cara Maria
O grau de eficácia dos métodos contraceptivos varia entre eles, e também pela sua utilização correcta e contínua. Assim, antes de optar por um método contraceptivo, poderá marcar uma consulta de Planeamento Familiar e aconselhar-se com o/a técnico/a de saúde.
Existem alguns factores que devem ser analisados pelo/a médico/a, como por exemplo: a idade, estilo de vida, a sua história clínica, se pretende ter filhos ou prevenir uma gravidez, e as infecções sexualmente transmissíveis.
Relativamente ao anel vaginal, este é uma contracepção hormonal em forma de anel, de um material semelhante ao plástico, flexível e transparente, que a mulher insere na vagina. Liberta continuamente hormonas para a corrente sanguínea, inibindo a ovulação. A primeira vez que se utiliza deve ser colocado no 1º dia da menstruação.
Permanece na vagina durante 3 semanas; passado este tempo, é retirado seguindo-se um intervalo de uma semana (7 dias), até ser colocado um novo anel. Nesta semana de pausa, surge uma hemorragia de privação. Ao 8º dia, a mulher deve colocar um outro anel e assim sucessivamente.
O adesivo contraceptivo aplica-se na pele (braço, costas, no abdómen ou nádegas). Este método liberta hormonas continuamente, através de pele para a corrente sanguínea, prevenindo uma gravidez ao inibir a ovulação e espessando o muco cervical.
O 1º adesivo deve ser aplicado no 1º dia da menstruação. Coloca-se durante 3 semanas consecutivas (um adesivo por semana) e, tal como a pílula, descansa-se na quarta semana, quando se dará a hemorragia de privação. O adesivo pode ser mudado a qualquer hora do dia.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos