Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Anel e Adesivo Contraceptivo

16.01.09, APF

Boa noite! 
Gostaria de ter mais informações sobre o anel e adesivo e qual o método mais eficaz. Obrigado.

 

Cara Maria

O grau de eficácia dos métodos contraceptivos varia entre eles, e também pela sua utilização correcta e contínua. Assim, antes de optar por um método contraceptivo, poderá marcar uma consulta de Planeamento Familiar e aconselhar-se com o/a técnico/a de saúde.

Existem alguns factores que devem ser analisados pelo/a médico/a, como por exemplo: a idade, estilo de vida, a sua história clínica, se pretende ter filhos ou prevenir uma gravidez, e as infecções sexualmente transmissíveis.

Relativamente ao anel vaginal, este é uma contracepção hormonal em forma de anel, de um material semelhante ao plástico, flexível e transparente, que a mulher insere na vagina. Liberta continuamente hormonas para a corrente sanguínea, inibindo a ovulação. A primeira vez que se utiliza deve ser colocado no 1º dia da menstruação.

Permanece na vagina durante 3 semanas; passado este tempo, é retirado seguindo-se um intervalo de uma semana (7 dias), até ser colocado um novo anel. Nesta semana de pausa, surge uma hemorragia de privação. Ao 8º dia, a mulher deve colocar um outro anel e assim sucessivamente.

O adesivo contraceptivo aplica-se na pele (braço, costas, no abdómen ou nádegas). Este método liberta hormonas continuamente, através de pele para a corrente sanguínea, prevenindo uma gravidez ao inibir a ovulação e espessando o muco cervical.

O 1º adesivo deve ser aplicado no 1º dia da menstruação. Coloca-se durante 3 semanas consecutivas (um adesivo por semana) e, tal como a pílula, descansa-se na quarta semana, quando se dará a hemorragia de privação. O adesivo pode ser mudado a qualquer hora do dia.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.