Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Ciclos menstruais irregulares. Desejo de engravidar...

15.10.09, APF

olá boa tarde! 
Eu deixei de tomar a pilúla em Agosto com a decisão de tentr engravidar. 
Quando tomava a pilula os meus ciclos eram regulares e de 28 dias e desde que deixei ficaram irregulares. Com base nos 3 ciclos anteriores fiz uma média e deu um ciclo de 24, mas sem que não é assim tão linear. 
Neste momento vou no 27º dia do ciclo, já à algumas semanas que tenho as dores como se tivese ara vir o periodo, tento em conta que desde a 1º vez ue fiquei menstruada nunca tive uma falha de periodo. 
A minha questão é a seguinte: 
Quando os ciclos estão irregulares qual a altura certa para fazer um teste de gravidez? 
E ao final de quantos meses é  que posso calcular mais ou menos o nº de dias do ciclo? 
Com a continuação da toma da pilúla os ciclos vão se tornando regulares?
 

Cara C.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Ao interromper a toma da pílula contraceptiva deixa de ter um ciclo hormonal controlado para passar a ter o seu ciclo natural, daí as menstruações serem irregulares e ter ciclos diferentes.
Para a mulher poder calcular o período fértil (método do calendário) deverá anotar durante 6 meses a 1 ano a duração dos seus ciclos menstruais (1º dia da menstruação de um mês até ao dia anterior da menstruação do mês seguinte), assim irá saber quantos dias tem os seus ciclos menstruais. Uma vez feita esta contagem, a mulher fica com o registo de vários ciclos menstruais e para calcular o período fértil tem de subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias).
Quando estes resultados estão calculados, o intervalo entre ambos (do menor para o maior) indica o espaço de tempo mais fértil do ciclo menstrual. É neste espaço de tempo que ocorre a ovulação, existindo uma maior probabilidade de acontecer uma gravidez, caso existam relações sexuais sem a utilização de um método contraceptivo.
Por exemplo:
Imaginemos que o ciclo mais curto da mulher é de 25 dias e o ciclo mais longo é de 31 dias. Então:
25-18 = 7
31-11= 20
Assim, o período fértil desta mulher vai encontra-se entre o 7º dia e o 20º dia do ciclo (contando sempre a partir do 1º dia da menstruação).
Se pretende engravidar deve realizar uma consulta pré-concepcional – preparação da gravidez. Pode realizar esta consulta no Centro de Saúde da sua área de residência, nas consultas de planeamento familiar e/ou em consulta de ginecologia. Neste espaço, é efectuado o historial clínico do homem e da mulher, verificando o estado geral de saúde do casal, se existem doenças específicas na família, se já existiram ou não gravidezes anteriores, para além de algumas análises clínicas e exames e a prescrição de medicamentos necessários ao desenvolvimento saudável da gravidez.
Um teste de gravidez à urina deve ser realizado passado 3 semanas da relação sexual desprotegida, isto é, sem a utilização de um método contraceptivo.
Se voltar a tomar a pílula contraceptiva irá ficar com ciclos hormonais regulares, estes ciclos são artificiais e induzidos pelas hormonas que constituem a pílula e protegem a mulher de uma gravidez. Se pretende engravidar não será aconselhável iniciar de novo a sua pílula, salvo indicações médicas.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa
 

12 comentários

Comentar post