Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Período fértil

24.01.09, APF

A minha namorada está sempre a falar no período fértil e quando é que podemos ter relações sexuais. Já vi que ela anota no calendário quando vem o período mas não percebo nada disso. Será que me podem ajudar…

 

Para a mulher poder calcular o período fértil deverá anotar durante 6 meses a 1 ano a duração dos seus ciclos menstruais (1º dia da menstruação de um mês até ao dia anterior da menstruação do mês seguinte), assim irá saber quantos dias tem os seus ciclos menstruais. Este método chama-se método do calendário.

Uma vez feita esta contagem, a mulher fica com o registo de vários ciclos menstruais e para calcular o período fértil tem de subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias).

Quando estes resultados estão calculados, o intervalo entre ambos (do menor para o maior) indica o espaço de tempo mais fértil do ciclo menstrual. É neste espaço de tempo que ocorre a ovulação, existindo uma maior probabilidade de acontecer uma gravidez, caso existam relações sexuais sem a utilização de um método contraceptivo.

 

Por exemplo:

Imaginemos que o ciclo mais curto da mulher é de 25 dias e o ciclo mais longo é de 31 dias. Então:

25-18 = 7

31-11= 20

 

Assim, o período fértil desta mulher vai encontra-se entre o 7º dia e o 20º dia do ciclo (contando sempre a partir do 1º dia da menstruação).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.