Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Contracepção oral de emergência

19.10.09, APF

Boa Noite,

Tomava pilula contraceptiva minegeste à algum tempo mas entretanto tinha feito uma pausa na toma da mesma, acontece que numa das relações com o meu namorado houve um rompimento do presevativo e como não estava a tomar mais nenhum tipo de contracepção decidi fazer uma toma da contracepção oral de emergência mas apenas foi possivel tomar 36 horas depois. Passados doze dias da toma da pílula do dia seguinte tive uma hemorragia à qual pensei que fosse a menstruação pois demorou os mesmos dias que a mesma costuma demorar e isto desde que tinha efectuado a paragem da toma da pílula a minha menstruação tinha ficado desregulada e já à algum tempo que não a tinha. Entretanto e pelo sucedido decidi novamente iniciar a toma da pílula contraceptiva minegeste no primeiro dia em que fiquei com essa hemorragia e no fim da toma da caixa na 2f notei que 4f já haviam alguns sinais que o período iria aparecer e no sabádo com alguma intensidade mas não como a menstruação que normalmente tinha,pensei que pudesse vir como normalmente uma vez que mesmo as dores que é habito ter apareceram mas no entanto ao fim do dia de hoje (domingo) notei que foi tendo menos intensidade de menstruação. Queria questionar se é normal a menstruação poder vir em menos quantidade do que o normal que costumava ter quando é tomado este tipo de contracepção de emergência no caso norlevo, e se uma vez que terei de iniciar uma nova caixa de pílulas na 3f no dia de amanhã poderei efectuar um teste de gravidez para poder ficar mais tranquila quanto ao facto de poder estar grávida uma vez que há sempre as histórias que há grávidas que nos primeiros meses ainda menstruam. Atenciosamente e muito obrigado.

 

Cara D.

A Equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. 

Após a toma da contracepção oral de emergência, a mulher pode deparar-se com 3 situações relativamente ao aparecimento da menstruação, dependendo este facto de cada organismo, assim: ou a menstruação aparece na altura em que a mulher a espera, ou aparece mais cedo que o esperado, ou então aparece mais tarde que o habitual, ou apenas surge no mês seguinte (inibição da ovulação). No seu caso, a menstruação poderá ter aparecido mais cedo que o esperado, uma vez que as hemorragias após a toma desta pílula acontecem passados poucos dias.

A situação que descreve de ter menos hemorragia na semana de pausa, é uma situação perfeitamente normal, ao iniciar a toma da pílula contraceptiva, a hemorragia torna-se menor no tempo de duração assim como na quantidade de fluxo. Esta situação prende-se com a toma da Minigeste e não com a toma anterior da pílula Norlevo.

Aconselhamos que realize um teste de gravidez à urina, 3 semanas após a relação sexual que considera de risco. Poderá também falar com o/a seu/sua médico/a assistente sobre esta situação. Realize o teste após o reinício da nova embalagem da pílula Minigeste.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa

2 comentários

Comentar post