Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula e período fértil

25.01.09, APF

Bom dia…

Quando é que devo iniciar a toma da pílula diane 35. Esqueci-me de perguntar ao médico e já agora como é que se calcula o período fértil?

 

A pílula contraceptiva é um medicamento e como tal deverá existir sempre um aconselhamento médico, a fim de avaliar o historial clínico da mulher. A pílula deverá ser iniciada no 1º dia da menstruação, embora alguns profissionais de saúde refiram também o seu início num outro dia do ciclo menstrual. Nesta situação, se houver relações sexuais deverá ser utilizado o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula. Somente a partir da 8ª toma é que está assegurada a eficácia da pílula.   

A sua pílula (Diane 35) é composta por 21 comprimidos que devem ser tomados consecutivamente, seguidos de 7 dias de pausa. Neste intervalo, ocorrerá a hemorragia de privação que é como se fosse uma “menstruação”. Após o período de pausa, recomeça-se uma nova embalagem ao 8º dia, mesmo que ainda haja alguma hemorragia.

A pílula mantém a sua eficácia contraceptiva durante toda a sua toma assim como no período de pausa, isto se for de forma regular e correctamente.

Quando se toma a pílula não existe um período fértil, pois a pílula inibe a ovulação, ou seja, a libertação mensal do óvulo. A pílula é um medicamento muito eficaz se for tomado correctamente, assim deve agir do seguinte modo: tomar a pílula todos os dias à mesma hora; ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva; e ter cuidado também com situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    17.03.09

    Cara Joana
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    Relativamente à situação que descreve, é mais complicado analisar quando não se sabe em que altura da toma da pílula contraceptiva aconteceu esse esquecimento. Uma vez que refere que não teve relações sexuais, não terá que se preocupar com uma eventual gravidez.
    Assim, poderá optar por fazer a pausa normal de 7 dias e iniciar a nova embalagem ao 8º dia. No entanto, como protecção adicional (e como não sabe quando ocorreu o esquecimento), caso tenha relações sexuais no período de pausa e na 1ª semana (até à 7ª drageia inclusive) de toma da pílula deverá utilizar o preservativo.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A equipa
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.