Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 2ª semana de toma da pílula

21.10.09, APF

Bom dia,
tomo a pílula dienne 35, esqueci-me de tomar o 8º comprimido este mês, só o tomei já passava das 12h de tolerância e tive relações sem outra protecção. Li na bula que na 2º semana de toma da pílula um esquecimento não é problema, o problema é que a a "menstruação" veio um dia atrasada, mt menos do que é normal e com um tom claro o que também não é normal.Tambem me sinto um bocadinho diferente do que é normal. A minha questão é se o facto de me ter esquecido de tomar um comprimido contribuiu para esta alteração na "menstruação", ou corro algum risco de estar gravida e devo fazer um teste de gravidez? Se tiver que fazer o teste de gravidez, posso iniciar toma da pílula normalmente, ou não devo iniciar a nova caixa?
Desde já grata pela atenção dispensada.

 

Boa noite
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Conforme leu no folheto informativo da pílula contraceptiva Diane 35, um esquecimento na 2ª semana de toma (8º ao 14º comprimido), a eficácia da pílula está assegurada e as relações sexuais não são consideradas de risco. Neste sentido, não tem que ficar preocupada com esta situação, pois não existe riscos de uma eventual gravidez.
Relativamente à alteração da hemorragia de privação, tal é possível e natural de acontecer, pois embora exista uma regularidade no dia, quantidade de fluxo e até mesmo na tonalidade da hemorragia, podem existir alguns factores para alterar o metabolismo. Estes factores podem ser: ansiedade, stresse, alteração dos hábitos alimentares e/ou dietas, doença, toma de outros medicamentos, esquecimentos e/ou atrasos na toma da pílula.
Desde que tenha tomado a pílula contraceptiva correctamente, salvo o 8º dia, deve iniciar a nova embalagem de pílulas no dia previsto. O teste de gravidez à urina deve ser realizado passado 3 semanas da relação sexual que se considere de risco e a toma da pílula não interfere com o resultado, daí poder estar a tomar a pílula e realizar o teste .
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa