Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Relações sexuais e menstruação

21.10.09, APF

Ola.
Eu gostaria de saber após o periodo quantos dias tenho que esperar para ter relações sexuais?
Obrigado
 

Caro A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Se pretende ter relações sexuais e não engravidar a sua parceira é aconselhável que utilizem um método contraceptivo, isto porque a mulher pode engravidar em qualquer altura do ciclo menstrual, até mesmo com a menstruação.
Somente no 1º e 2º dia da menstruação, para ciclos superiores a 21 dias, é que o risco de ocorrer uma gravidez é nulo.
No entanto, se o objectivo é que ocorra uma gravidez será aconselhável realizar uma consulta pré-concepcional – preparação para a gravidez. Esta poderá ser realizada nos centros de saúde e/ou nas consultas de ginecologia/obstetrícia.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

2 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    23.10.09

    Cara Dani
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    Quando a mulher se encontra sem qualquer problema ao nível da sua saúde, não existe qualquer inconveniente, em ter relações sexuais durante o seu período menstrual. No entanto, se o estado de saúde estiver comprometido, como problemas a nível da coagulação do sangue, anemia, miomas, poderá fazer com que antes ou depois do acto sexual predomine um aumento do fluxo. Não se pode esquecer também de que, quando está menstruada, este é um meio propício onde as bactérias podem coexistir, sendo assim um factor facilitador de transmissão de doenças. Logo se não tiver qualquer problema de saúde acima referido, recomendamos que tenhas relações sexuais com a utilização do preservativo masculino ou feminino, para se proteger de possíveis contaminações.
    Existem pessoas (homens ou mulheres) que não se sentem confortáveis em ter relações sexuais durante a menstruação. É uma decisão que cabe a cada pessoa e que deve ser respeitada pela outra.
    Numa relação a dois é importante existir diálogo, compreensão, partilha e respeito um pelo outro. Assim, seria importante que abordasse esta temática com o seu namorado, explicasse o que sente, a sua vontade e também escutá-lo e respeitar o seu ponto de vista e decisão.
    Tentem chegar a um consenso e se necessitarem de aconselhamento médico, podem dirigir-se a um Gabinete de Atendimento aos Jovens na área da Sexualidade.
    Também é importante saber que durante a menstruação não se encontra protegida em relação a uma gravidez, assim deverá utilizar sempre um método contraceptivo, por exemplo o preservativo.
    Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A Equipa

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.