Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimentos na toma da pílula

21.10.09, APF

Boa tarde,
Tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer. Tomo Yasmin há cerca de 5/6 meses. Este mês falhei 4 comprimidos seguidos entre a 1ª e a 2ª semana. Tive relações sexuais antes e após o esquecimento, sendo que o meu marido só utilizou preservativo 1 dia após essa falha. Tive uma hemorragia cerca de 2 dias depois desta "interrupção" tendo continuado a pílula até ao fim da embalagem.
Gostaria de ver esclarecida a dúvida quanto a uma possível gravidez.
O meu obrigado 
 

Cara J.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Numa situação de um ou mais esquecimentos da toma da pílula contraceptiva é importante ler o folheto informativo e seguir as respectivas indicações, a fim de se evitar situações de risco que possam originar numa gravidez.
Se os esquecimentos ocorreram na 1ª semana de toma, terá que avaliar se nos 3 dias anteriores teve relações sexuais sem a utilização do preservativo e posteriormente, durante os 7 dias seguintes, isto porque nesta situação existe riscos. Se ocorreram dois esquecimentos na 2ª semana de toma da pílula, também existe riscos, caso tenha relações sexuais sem a utilização do preservativo. Após uma situação de esquecimento a mulher deve proteger-se adicionalmente durante seguintes 7 tomas consecutivas da pílula. Somente a partir do 8º comprimido é que a eficácia da pílula está reposta.
É natural ter surgido uma hemorragia durante a toma da pílula, uma vez que ocorreram 4 esquecimentos e o organismo ressentiu-se da falha hormonal. Deve continuar a tomar a sua pílula de forma regular e correcta, mas deverá fazer um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da última relação sexual no qual não utilizou o preservativo e que é considerada de risco. Mesmo tendo a hemorragia na pausa da pílula, deverá realizar o teste como um despiste de uma eventual gravidez. Se ocorrer realizar o teste durante a toma da pílula, não existe qualquer problema, uma vez que o resultado não irá ser influenciado pela toma da pílula. 
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa