Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Eficácia da pílula

22.03.09, APF

Boa noite

Gostaria de saber se corro algum risco, tomo a pílula mercilon há 9 meses e na primeira semana da embalagem deste mês tive uma relação sexual em que o preservativo rompeu. Será que posso engravidar? Obrigado Teresa

 

Cara Teresa,

A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

Perante a situação que descreve parece não existir risco de uma gravidez, uma vez que refere somente o rompimento do preservativo. Se tomou a sua pílula contraceptiva de forma regular e correcta, isto é, se tomou todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), se teve cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula não existe motivos para ficar preocupada com a possibilidade de engravidar.

Cumprimentos

A equipa

2 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    29.10.09

    Cara Teresa
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz desde que a sua toma seja regular e correcta, isto é, a pílula deve ser tomada todos os dias à mesma hora (nunca ultrapassando o prazo de reposição das 12 horas), ter em atenção as situações de vómitos e/ou diarreias que possam acontecer no período de 4 horas após a ingestão do comprimido e alguns medicamentos que possam interagir com a eficácia da pílula. Se agir em conformidade com estas normas está protegida em relação a uma gravidez durante toda a toma da pílula contraceptiva, assim como no período de pausa.
    Se não aconteceu alguma situação que colocasse a eficácia da pílula, a relação sexual que teve está protegida e o facto de não ter tido a hemorragia de privação poderá dever-se a inúmeros factores, tais como: situações de doença, toma de medicamentos, atrasos ou esquecimentos na toma da pílula, alteração dos hábitos alimentares e/ou dietas, stresse e ansiedade, entre outros.
    No dia previsto deve iniciar a toma da sua pílula contraceptiva, independentemente de ter tido ou não hemorragia.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A Equipa
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.