Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Eficácia da pílula

22.03.09, APF

Boa noite

Gostaria de saber se corro algum risco, tomo a pílula mercilon há 9 meses e na primeira semana da embalagem deste mês tive uma relação sexual em que o preservativo rompeu. Será que posso engravidar? Obrigado Teresa

 

Cara Teresa,

A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

Perante a situação que descreve parece não existir risco de uma gravidez, uma vez que refere somente o rompimento do preservativo. Se tomou a sua pílula contraceptiva de forma regular e correcta, isto é, se tomou todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), se teve cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula não existe motivos para ficar preocupada com a possibilidade de engravidar.

Cumprimentos

A equipa

4 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    05.01.10

    Caro Luís
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    Para analisar esta situação é necessário saber a marca da pílula que a sua namorada se encontra a tomar assim como a semana da toma em que esse esquecimento ocorreu.
    A sua namorada também poderá ler atentamente o folheto informativo da sua pílula e verificar se a relação sexual que tiveram foi ou não de risco, também poderá falar com o/a seu/sua médico/a assistente ou voltar a contactar-nos indicando as informações solicitadas.
    Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A Equipa
  • Sem imagem de perfil

    Luis Sousa

    05.01.10

    Obrigado por ter respondido.
    A marca a pilula é Hamonet e foi na primeira semana ( 5º comprimido) que tomou depois das 12 horas.
    Tivemos relações sexuais sem preservativo 4 dias depois, já na segunda semana.
    Obrigado
  • Imagem de perfil

    APF

    05.01.10

    Caro Luís
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
    Perante um esquecimento na 1ª semana de toma da pílula (1º ao 7º comprimido), a eficácia contraceptiva fica comprometida. Assim, caso existam relações sexuais deverá ser utilizado o preservativo durante as 7 tomas consecutivas da pílula, isto porque só a partir do 8º comprimido é que a pílula retoma a sua eficácia contraceptiva.
    A relação sexual que tiveram comporta algum risco, uma vez que a eficácia da pílula não estava assegurada, como podem confirmar no folheto informativo. Nesta situação poderão aconselhar-se com um/a técnico/a de saúde a fim de a situação ser avaliada e recorrer à toma da contracepção oral de emergência se ainda se encontrar no limite de tempo estipulado – 120
    horas após a relação sexual de risco.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A Equipa
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.