Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Relação sexual vs eficácia da pílula

27.10.09, APF

Bom Dia.
Tomo a pílula Harmonet desde Maio deste ano, e quando tenho relações sexuais com o meu namorado ele pratica o coito interrompido. Ja fiz várias pesquisas na internet e li alguns testemunhos que dizem que não há necessidade de ejacular fora tomando a pílula. A minha duvida é mesmo essa, se o meu namorado pode ejacular dentro de mim sem quaisquer riscos de engravidar? Temos algum receio em fazer isso,  pois nenhum de nós deseja uma gravidez.
Outro duvida minha é se depois de retomar a toma da pílula após os 7 dias de paragem por causa da menstruação se continuo protegida. Ou seja, depois da paragem dos 7 dias retomei a toma da pílula na sexta-feira, se tiver relações no sábado estou protegida de uma gravidez ?
Muito Obrigada. Gostei imenso do vosso saite.
Aguardo resposta brevemente.
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
O facto do seu namorado praticar o coito interrompido, se não tivesse a utilizar um método contraceptivo correctamente poderia engravidar, pois é um método pouco seguro e com muitos riscos. Assim, podem ter relações sexuais com ejaculação. Caso não se sinta segura poderá utilizar em simultâneo o preservativo.
Se toma a sua pílula de forma regular e correcta, isto é, deve tomá-la todos os dias de preferência à mesma hora (nunca ultrapassando 12 horas sobre a hora habitual de toma); ter cuidado com as situações de vómitos e/ou diarreias (nas 4 horas a seguir à toma de cada comprimido); e ter em atenção aos medicamentos que toma, pois existem alguns que poderão interferir com a sua eficácia. Se agir em conformidade com estas normas, encontra-se protegida de uma gravidez durante toda a toma da pílula (independentemente do dia) assim como no respectivo período de pausa.
Respondendo directamente à sua questão, se está a tomar correctamente a sua pílula, a relação sexual que teve não é considerada de risco e está protegida em relação a uma gravidez.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

12 comentários

Comentar post