Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento da pílula

25.03.09, APF

Tive dois esquecimentos consecutivos no 8º e 9º dia. Não sei o que fazer, pois penso que tive uma relação sexual no 7º dia. O que posso fazer? C.   

 

Bom dia

A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

Relativamente a situações que possam colocar em causa a eficácia da pílula deve sempre ler atentamente o folheto informativo e seguir as respectivas indicações e/ou apresentar a situação ao/à profissional de saúde que lhe prescrever a pílula, a fim de lhe ser indicado o que poderá fazer nestas situações.

Perante uma situação de esquecimento de duas drageias, na 2ª semana de toma da pílula, poderá colocar em risco a eficácia da pílula contraceptiva. Deve continuar a tomar a pílula, podendo anular essas duas drageias, e assim irá terminar no dia habitual. No entanto, se existir relações sexuais deverá utilizar o preservativo durante os 7 dias seguintes (7 drageias consecutivas). Somente a partir da 8ª drageia é que a eficácia da pílula está assegurada.

Caso tenha ocorrido uma relação sexual no dia 7º dia de toma da pílula, e posteriormente ocorreu dois dias consecutivos sem a tomar, poderá recorrer à toma da contracepção oral de emergência. Isto porque a relação sexual poderá ser de risco. A contracepção oral de emergência é tanto mais eficaz quanto mais próxima for tomada da relação sexual.

Aproveitamos para informar que no período de pausa da pílula, a hemorragia poderá surgir como habitualmente, mas também pode acontecer não vir na data prevista, surgir mais tarde ou até nem vir. No entanto, deverá recomeçar uma nova embalagem de pílula no dia previsto, independentemente de surgir ou não a hemorragia. É importante que fale com o/a seu/sua médico/a assistente sobre a situação.

Cumprimentos

A equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.