Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção medicamentosa

01.11.09, APF

Boa dia.
Gostava de saber se o medicamento rosilan 30mg interfer com a eficácia da pílula. No folheto diz que a toma de estrogénios ou formulações de estrogénios, podem aumentar os efeitos do medicamento. eu tenho 10 omprimidos para tomar, nos primeiros 3 dias tenho de tomar 1 de manha e um á noite e nos restantes 4 dias tenho de tomar apenas 1 de manha. Á problema com a pilula?
Tenho os meus lábios vaginais avermelhados e ao limpar-me sinto sensibilidade, a que se deverá? lavo-me de água fria, com o eucerin higiene intima e agora comecei a por o hidratente v.v. isidin. Acham que chega?
estando assim posso ter relações sem preservativo?
É verdade, no primeira vez que fiz papanicolau a enfermeira disse-me que se calhar tinha infeção, porque tinha muito corrimento e esbranquiçado. e o resultado foi normal.
Agora, á dois meses atrás quando fui a consulta de genecologia pela primeira vez a médica disse que estava com candidiase porque tinha corrimento branco, mas o certo é que sempre tive assim e continuo.
No mês passado quando fiz o papanicolau, três dias antes tinha sentido ardor na vagina, ,mas logo passou e fiz o exame três dias depois. até agora ainda não recebi nenhuma carta em casa, mas também o resultado pode sair até 21 deste mês.
Se eu tiver alguma infeção ou inflamação é detectada, certo???e chamam-me para tratar? e depois? torno a fazer papanicolau?
Se for á ginicologista posso fazer outro papanicolau???ou po ter feito um no mês passado não devo fazer outro?
 

Cara D.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece novamente o seu contacto.
Segundo o Simpósio Terapêutico, o medicamento Rosilan não interfere com a eficácia da pílula contraceptiva. Em caso de dúvidas, deve falar com o/a médico/a que lhe prescreveu a medicação.
Conforme já lhe foi aconselhado em respostas anteriores deve consultar com alguma brevidade um/a ginecologista devido aos sintomas que se encontra a ter já há algum tempo. Deverá referir todos os sintomas que tem tido e perguntar se pode ter relações sexuais e em caso afirmativo se deve utiliza em simultâneo com a pílula o preservativo.
Não faça duches vaginais. Estes alteram a flora bacteriana normal da vagina e favorecem as infecções. Para lavar a zona genital utilize um sabão com um pH similar ao da pele (5.5) e seque muito bem a zona. Em caso de candidíase vaginal utilize de cada vez uma toalha limpa e não a partilhe com ninguém.
Relativamente à repetição da citologia, somente deverá ser repetida se o/a seu/sua médico/a achar necessário.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa