Alergia ao preservativo
Acho que faço alergia ao látex dos preservativos, pois após a relação sexual fico cheia de comichões. Já agora gostava de saber mais sobre o preservativo feminino. Que diferenças tem dos outros?
Maria
Cara Maria,
Apesar de não ser uma situação comum, existem pessoas que fazem alergia ao látex e/ou ao lubrificante dos preservativos. Quando se experimenta várias marcas (com e sem lubrificante) e as reacções alérgicas se mantêm, o melhor será adquirir preservativos de poliuretano. Aconselhe-se com um/a profissional de saúde.
Relativamente aos preservativos femininos são tão eficazes como os masculinos na prevenção da gravidez não planeada e desejada e do contágio de infecções sexualmente transmissíveis e dão maior controlo à mulher sobre a sua sexualidade.
Actualmente estão a ser vendidos nas farmácias portuguesas, no entanto poderá verificar se no seu Centro de Saúde, os fornecem gratuitamente ou consultar os seguintes sítios www.sida.pt, www.apf.pt e pedir mais informações ou mesmo alguns preservativos gratuitos para experimentar.
Os preservativos femininos são feitos em poliuretano e têm dois anéis, um interno e outro externo. Devem ser colocados apertando com os dedos o anel interior e pondo-o o mais profundo possível dentro da vagina, no colo do útero. Uma grande vantagem em relação ao preservativo masculino é poder ser colocado antes da relação sexual começar, e poder ser retirado algum tempo depois, sem haver problema de derrame de sémen para dentro da vagina. Como são maiores, cobrem e protegem mais, a zona exterior da vagina e podem ser colocados antes ou durante os preliminares para prevenir qualquer contacto genital.
Qualquer dúvida poderá contactar-nos de novo.
Cumprimentos