Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Alergia ao preservativo

08.05.09, APF

Acho que faço alergia ao látex dos preservativos, pois após a relação sexual fico cheia de comichões. Já agora gostava de saber mais sobre o preservativo feminino. Que diferenças tem dos outros?

Maria

 

Cara Maria,

Apesar de não ser uma situação comum, existem pessoas que fazem alergia ao látex e/ou ao lubrificante dos preservativos. Quando se experimenta várias marcas (com e sem lubrificante) e as reacções alérgicas se mantêm, o melhor será adquirir preservativos de poliuretano. Aconselhe-se com um/a profissional de saúde.

Relativamente aos preservativos femininos são tão eficazes como os masculinos na prevenção da gravidez não planeada e desejada e do contágio de infecções sexualmente transmissíveis e dão maior controlo à mulher sobre a sua sexualidade.

 

Actualmente estão a ser vendidos nas farmácias portuguesas, no entanto poderá verificar se no seu Centro de Saúde, os fornecem gratuitamente ou consultar os seguintes sítios www.sida.pt, www.apf.pt e pedir mais informações ou mesmo alguns preservativos gratuitos para experimentar.

 

Os preservativos femininos são feitos em poliuretano e têm dois anéis, um interno e outro externo. Devem ser colocados apertando com os dedos o anel interior e pondo-o o mais profundo possível dentro da vagina, no colo do útero. Uma grande vantagem em relação ao preservativo masculino é poder ser colocado antes da relação sexual começar, e poder ser retirado algum tempo depois, sem haver problema de derrame de sémen para dentro da vagina. Como são maiores, cobrem e protegem mais, a zona exterior da vagina e podem ser colocados antes ou durante os preliminares para prevenir qualquer contacto genital.

Qualquer dúvida poderá contactar-nos de novo.

Cumprimentos 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.