Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Atraso na toma da pílula contraceptiva

07.11.09, APF

Boa Noite,
..., tomo a pilula minigeste ha 4 meses. Tomo-a de todos os dias no entanto na hora não sou certa costumo toma la as 21h mas ha dias em que a tomo as 21h30,22h ou 23h. Este mês esqueci me de a tomar um dia mas tomei ao outro dia de manha. Estou no meu periodo de pausa e tive relações sexuais sem preservativos. Existe alguma hipotese de ficar gravida?
Agradeço desde ja a disponibilidade e a informação dada.
Saudações,
 

Pedia vos para nao publicar este e-mail com os meus dados nno vosso site.
Obrigada.
 

Cara S.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora da hora da toma habitual), ter em atenção a toma de medicamentos que possam diminuir a eficácia contraceptiva e vice-versa; e também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à ingestão da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações, estará protegida relativamente a uma eventual gravidez.
O atraso na toma da pílula que refere não é significativo, uma vez que não ultrapassa o limite das 12 horas da toma habitual.
No entanto, quando refere que existiu um esquecimento, não refere a que horas tomou no outro dia de manhã, isto porque se passou as 12 horas é considerado um esquecimento e terá que se avaliar em que semana ocorreu essa situação. Por exemplo se foi na última semana de toma (15º ao 21º comprimido), as relações sexuais que teve no período de pausa da pílula são consideradas de risco, pois a eficácia da pílula está comprometida, somente a partir da 8ª pílula da nova embalagem é que a eficácia está reposta. Assim, até esse dia caso tenha relações sexuais deverá sempre utilizar o preservativo. Se porventura aconteceu na 1ª ou 2ª semana de toma e as relações sexuais somente aconteceram no período de pausa, não fique preocupada, pois não são consideradas de risco.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos. 
Cumprimentos
A Equipa

1 comentário

Comentar post